Convocados pelo Vigário Episcopal, Padre Luiz da Paixão Rodrigues, mais de 30 padres da Região Pastoral Mariana Leste estiveram reunidos na última terça-feira, 12 de dezembro, para tomar conhecimento das prioridades pastorais aprovadas pelas Assembleias Arquidiocesana e Regional de Pastoral. Realizadas, respectivamente, em setembro e em novembro, os eventos eclesiais apontaram a necessidade de implementar o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE).
Dentre as ações pastorais indicadas pela 30ª Assembleia Arquidiocesana, apresentadas pelo Vigário Episcopal, estão o fortalecimento das comunidades, a implementação dos Grupos de Reflexão, a formação permanente das lideranças, a otimização da comunicação, a ecologia integral, o trabalho com a juventude e aplicação do Plano Arquidiocesano de Catequese.
“A Assembleia da nossa Região Leste escolheu como ação prioritária o fortalecimento das comunidades no espírito da sinodalidade e a formação dos discípulos missionários”, explicou Padre Luiz da Paixão.
De acordo com ele, os meios indicados pela Assembleia Regional para viabilizar as ações pastorais vindas da Arquidiocese foram o fortalecimento dos Conselhos Paroquiais e Comunitários de Pastoral, a formação continuada das lideranças e a organização das coordenações regionais de pastoral.
Padre Luiz da Paixão também explicou que o Conselho Regional de Pastoral (CRP) já se reuniu e propôs a criação de um curso em parceria com o Conselho do Laicato de Mariana (CLAM) para a formação das lideranças. “Foram indicados alguns nomes para compor uma equipe que se encarregará de montar esse curso para a região”, detalhou.
Vários padres confirmaram a necessidade de se investir na formação dos leigos e leigas, mas apresentaram algumas dificuldades que precisam ser vencidas para que a proposta dê certo, dentre elas, as distâncias de algumas paróquias em relação ao Centro de Pastoral Regional, em Ponte Nova (MG), onde ocorre a maioria dos encontros e cursos regionais.
Padre Luiz da Paixão apresentou também o pedido de várias pastorais que reclamam a indicação de um presbítero como seu Coordenador Regional. Destacou que o excesso de trabalhos e a extensão na Região dificultam sua presença em vários momentos e atividades regionais.
Os padres reforçaram a necessidade de que as pastorais tenham a presença do Coordenador Regional também como forma de auxiliar o vigário episcopal em seus trabalhos. Foram, então, apresentadas as pastorais que já têm definidos seus coordenadores ou assessores regionais:
Durante a reunião, novos coordenadores foram indicados para as seguintes pastorais:
Em sua última edição, o Jornal Pastoral trouxe uma matéria detalhando as decisões sobre a 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, bem como a prioridade e ações pastorais assumidas. Ainda, em artigo, o Assessor Arquidiocesano das Cebs, Padre Paulo Barbosa, escreveu sobre a importância dos Grupos de Reflexão. LEIA AQUI
Texto e foto: Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG)
Leia também:
CAP avalia as Assembleias Arquidiocesana e Regionais de Pastoral