segunda-feira

, 04 de março de 2024

CAP avalia as Assembleias Arquidiocesana e Regionais de Pastoral

28 de novembro de 2023 Arquidiocese

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, também participou do CAP. 

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) esteve reunido na manhã da última sexta-feira, 24 de novembro, em Mariana (MG), para o seu último compromisso de 2023. Na pauta, os membros do conselho avaliaram a 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida em setembro, e as Assembleias Regionais, realizadas nos meses de outubro e novembro.

Durante a reunião, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, lembrou que desde 2018 conversava-se sobre a realização da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral fosse realizada em setembro, para que as regionais e paroquiais ocorressem nos meses seguintes, tendo sido deliberada em 2019.

“O que nós conversamos na Assembleia não é uma sugestão: o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) é uma obrigação nossa. É o caminho que nós temos. Não como uma camisa de força, mas uma luz para os nossos projetos regionais, paroquiais e de comunidade”, disse Padre José Geraldo, enfatizando o bom funcionamento da realização das assembleias nessa sequência.

Padre José Geraldo, Coordenador Arquidioesano de Pastoral.

Essa metodologia também foi apontada como positiva pelo Assessor Arquidiocesano das Juventudes, Padre Edir Martins Moreira. Segundo ele, essa proposta proporcionou colher bons frutos, como a escuta das comunidades que contribuiu para a realização da Assembleia Arquidiocesana, e que o evento regional fosse mais rico.

“Realizar a Assembleia Arquidiocesana antes, iluminou a realização das Assembleias Regionais porque, tendo em vista as diretrizes da Arquidiocese, a região cuidou de pensar e propor ações concretas de fazer acontecer essas diretrizes na região à luz do PAE”, afirmou Padre Edir.

Em vista que todas as cinco regiões da Arquidiocese de Mariana já fizeram suas assembleias, os vigários episcopais apresentaram brevemente o que foi discutido nas Assembleias Regionais, visando a implementação das deliberações da 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

De modo geral, as Assembleias Regionais apontaram uma comunhão com a caminhada da Igreja Particular de Mariana, trazendo aspectos em comuns a serem trabalhados a partir da prioridade arquidiocesana, que é a implementação do PAE.

Ainda durante o CAP, Padre José Geraldo reforçou que 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral foi bastante representativa, tendo o seu processo iniciado nas bases, a partir da participação das paróquias e comunidades.

Diante disso, ele frisou que as decisões deliberadas na Assembleia devem ser assumidas por toda a Arquidiocese. Para isso, para fazer chegar o que foi discutido nessa instância arquidiocesana a todos, um folheto com as decisões da 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e as ações pastorais definidas foi encaminhado às paróquias e comunidades.

Outros assuntos

Apresentação das Campanhas da CNBB por Flávia Ribeiro.

Durante a reunião, os representantes das Dimensões Comunitária e Participativa (Ceb’s, Conselhos Pastorais e Grupos de Reflexão), Sociopolítica, Missionária e Litúrgica também fizeram uma retrospectiva das ações realizadas neste ano e sobre o planejamento para 2024.

Além disso, a representante da Equipe Arquidiocesana de Campanhas, Flávia Ribeiro, realizou uma apresentação sobre as campanhas que atualmente são trabalhadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao longo de todo o ano, especialmente, a para a Evangelização, iniciada no último domingo, 26 de novembro.

Jornal Pastoral

A nova edição do Jornal Pastoral aprofunda sobre os assuntos tratados na 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Para ler, CLIQUE AQUI

Fotos: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

Veja também:

30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral aponta a implementação do PAE como instrumento para reanimar as comunidades

Região Centro realiza sua Assembleia de Pastoral e define como prioridade para 2024 investir na Catequese

Região Mariana Sul realiza sua Assembleia de Pastoral

Agenda