A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo gaúcho.
A identidade visual resgata a campanha “É tempo de cuidar”, que aconteceu durante a pandemia de Covid-19, grande momento de envolvimento da Igreja no Brasil na oração e na solidariedade, que agora leva as cores do Rio Grande do Sul. O desenho de uma pessoa com o coração representa um coração que é sempre repleto da caridade de Cristo.
A iniciativa é composta por três eixos, sendo eles:
A Assessoria de Comunicação da CNBB está coordenando as ações da Campanha junto a um grupo de comunicadores do Brasil, incluindo a Comissão Episcopal para Comunicação e os 19 regionais da CNBB, a Signis Brasil, a Pascom Brasil e arquidioceses e dioceses com vistas à produção de conteúdos voltados para as televisões e rádios de inspiração católica e redes sociais: É tempo de cuidar do RS – CNBB
De acordo com o Assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, a campanha deseja ser coração e mãos solidárias para com a população do Rio Grande do Sul neste tempo de inimagináveis desafios. “Como CNBB queremos apresentar esta campanha, que está baseada num tripé: oração e solidariedade, informação e esperança”.
Padre Arnaldo reforça que a oração e a solidariedade significam duas ações intimamente ligadas (“A fé sem obras é morta” (Tg 2, 17). O segundo item, reflete, faz pensar que existem muitos pontos de informações, e em alguns lugares elas podem dispersar, diluir ou causar insegurança para os que querem colaborar a distância.
Deste modo, por meio da CNBB, uma instituição de credibilidade, o Assessor de Comunicação da Conferência explica que a Campanha quer ser um ponto de referência, unindo informações de diversos lugares do RS, especialmente do Regional Sul 3, para compartilhar com os que procuram.
“A esperança significa todo esse caminho de sustento psicológico e espiritual. Devemos ajudar a população do RS com iniciativas e mensagens de esperança e ânimo e com todas as iniciativas que precisam manter-se vivas, pois temos muito ainda por fazer”, motiva padre Arnaldo.
O hot site organizado pela ASCOM CNBB se propõe a ser uma ferramenta de integração e divulgação da campanha na crença de que a oração, a solidariedade e a informação corretas possam gerar Esperança para quem, neste momento, encontra-se marcado pela dor e desalento.
Conheça em: www.cnbb.org.br/e-tempo-de-cuidar-do-rs/
As consequências das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul ganharam destaque no início da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta terça-feira, 21. O encontro que reúne a Presidência da Conferência e os presidentes das Comissões Episcopais seria realizado na sede da entidade, em Brasília, mas foi transferido para a modalidade virtual para garantir a presença dos bispos da região junto aos seus fiéis.
Na ocasião, os bispos apontaram perspectivas para o futuro. Saiba mais AQUI
No último dia 10 de maio, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, e o Coordenador Arquidiocesano do Serviço da Caridade, Diácono Tanus Henrique, divulgaram uma mensagem pedindo que as paróquias se unissem em solidariedade ao Rio Grande do Sul, bem como revelando a doação feita pela Igreja Particular de Mariana. Leia a mensagem AQUI
O Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, no vídeo, abaixo, apresenta a Campanha e faz um apelo para a Igreja no Brasil se unir no cuidado ao Rio Grande do Sul.
Confira:
Texto e imagens: CNBB/adaptado