Os seminaristas da Etapa da Configuração e amigos, dentre eles, funcionários do Seminário São José, apresentaram na sexta-feira, 14 de junho, a Peça Teatral “Dom Casmurro”. A exibição, inspirada na obra literária de Machado de Assis, aconteceu no Cine Teatro, em Mariana (MG), e contou com a lotação máxima de público.
A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo com a arte e a literatura e arrecadar recursos para a Comunidade da Figueira e para a Comunidade Terapêutica Emanuel (Coterem). As duas instituições filantrópicas estão localizadas em Mariana e realizam trabalhos de assistência e promoção da dignidade humana.
A peça teatral nasceu como parte das atividades das celebrações em honra a São José, padroeiro do Seminário de Mariana. Durante o tríduo, que aconteceu entre o final de abril e 1º de maio, os seminaristas apresentaram o teatro como uma tarefa da dimensão comunitária, sendo uma atração cultural para as noites de confraternização.
Para o seminarista Mateus Lopes de Carvalho, inicialmente, realizar a adaptação do clássico literário “Dom Casmurro” foi um desafio. “Todavia, chegar ao teatro de Mariana e poder oferecer ao público o esforço de um grande trabalho, realizado com muita dedicação e empenho, é muito gratificante”, disse.
“Agradecemos a todos que compareceram a essa noite de entretenimento e solidariedade e às instituições que nos ajudaram e acolheram nossa proposta: a Comunidade da Figueira, a Coterem, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), a Secretaria de Cultura de Mariana e ao nosso Seminário”, completou Mateus.
A coordenadora da Comunidade da Figueira, Flávia Coelho Corrêa de Oliveira, também parabenizou ao Seminário São José e aos envolvidos na organização e exibição do teatro.
“Obra clássica da literatura brasileira, contada de forma cômica, lindamente interpretada pelo elenco, num cenário muito bem montado, que encantou todos os presentes, que participaram se divertindo muito a cada cena. Além disso, agradecemos enormemente pela parceria realizada entre as instituições que nos brindou com parte dos ingressos, junto à Coterem”, disse Flávia.
Também na sexta-feira, 14 de junho, o Papa Francisco se encontrou com diversos humoristas no Vaticano. Na ocasião, em conversa com os presentes, o Pontífice declarou que “quando vocês conseguirem fazer com que sorrisos inteligentes brotem dos lábios de até mesmo um só espectador, vocês também fazem Deus sorrir”.
Nesse contexto, sem dúvidas, a apresentação cultural, preparada com esmero e belamente apresentada pelos seminaristas e amigos do Seminário São José também expressa e corresponde ao desejo de promover a amizade social, uma vez que “rir também ajuda a quebrar as barreiras sociais, a criar conexões entre as pessoas”, como lembrou o Papa Francisco no encontro com os humoristas.
Saiba mais do encontro do Papa aqui
Texto: Equipe de Comunicação do Seminário São José
Fotos: César do Carmo