sexta-feira

, 18 de outubro de 2024

Trecho da BR-356 será nomeado Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

17 de outubro de 2024 Arquidiocese

O Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, o Projeto de Lei (PL) nº 6.571, de 2019 que nomeia um trecho de 80 quilômetros da BR-356 com o nome de “Rodovia Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”. O pedaço situa-se entre o entroncamento com a BR-040 e a cidade de Mariana (MG). Com a aprovação, a lei segue para sanção presidencial.

Os senadores se reuniram por volta das 16h, no Plenário do Senado Federal, em Brasília (DF), em Sessão Deliberativa Ordinária, e aprovaram a renomeação da estrada.

O trajeto da via que levará o nome do Arcebispo começa na cidade de Mariana (MG) e passa por Passagem de Mariana, Ouro Preto, Amarantina, Itabirito e termina no Condomínio Alphaville, próximo a BR-040 que dá acesso à Nova Lima (MG).

Em azul, ao centro, trecho da BR-356 que será renomeado. Reprodução/Google Maps.

O Projeto de Lei

O projeto original é datado de 2008, e propunha denominar o viaduto localizado no quilômetro 592 da BR-040 como “Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida”. Após 11 anos, o projeto foi alterado e passou a renomear não só um viaduto, mas um longo trecho da rodovia.

A iniciativa de homenagear Dom Luciano se tornou mais próxima de se concretizar a cada comissão que a PL tramitou em Brasília (DF). Foram três comissões diferentes da Câmara Federal, em seguida, em 2022, ela seguiu para a Comissão de Educação do Senado Federal (CE), que aprovou com otimismo.

“Assim, querido e amado pelo povo de Minas Gerais, é sem dúvida justa e meritória a iniciativa de denominar Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida o trecho da BR-356, entre o entroncamento com a BR-040 e a cidade de Mariana, cidade em que dedicou os últimos anos de sua vida”, escreveu o então relator da CE, em 2022.

Foto: Arquivo Arquidiocese de Mariana.

Um nome gravado na história

Não é a primeira vez que o nome do Servo de Deus Dom Luciano é dado a locais, instituições e vias públicas. Na cidade de Campinas (SP) o trevo localizado no quilômetro 143 da Rodovia Dom Pedro I leva o nome de Dom Luciano, desde 2023.

As terras mineiras não ficam de fora, as cidades de Mariana (MG) e Congonhas (MG) tem ruas que se chamam Dom Luciano Mendes de Almeida. Já o município de Entre Rios de Minas escolheu uma de suas praças para carregar o nome daquele que serviu aos pobres e mais necessitados.

A cidade goiana de Senador Canedo (GO), também compartilha de uma rua com o nome do Arcebispo, bem como um viaduto na Zona Leste de São Paulo (SP).

Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida na Zona Leste de São Paulo (SP). Foto: Renan Ferrari/Reprodução Foursquare.

Exemplo de vida e inspiração

Pertencente à Ordem Companhia de Jesus (S.J), Dom Luciano praticou a bondade e a humildade durante sua vida. São incontáveis os relatos que atribuem ao Servo de Deus ser “verdadeiramente santo”, como afirmou o Papa Francisco ao receber um livro sobre a vida de Dom Luciano.

Papa Francisco segurando livro sobre a vida de Dom Luciano. Foto: Vatican News.

Um exemplo notável é o relato de Padre Adilson Felicio Feiler S.J, para o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), durante a Semana Santa de 2024.

Na oportunidade, o sacerdote jesuíta contou que, enquanto ainda estava no processo formativo e estudava Filosofia em Belo Horizonte (MG), visitou juntamente com um grupo de seminaristas, o Palácio Arquiepiscopal, durante o pastoreio de Dom Luciano.

“O que mais nos impressionou é que no palácio, em vários lugares da casa, havia inúmeras pessoas de rua que passaram a noite dormido lá. Isso nos chamou profundamente a atenção da dimensão de acolhida dessas pessoas de rua e sua caridade. Então, na sala da estar, na entrada, na sala de jantar havia pessoas de rua que foram acolhidas por ele na noite anterior e lá passaram a noite. É uma memória muito bonita”, narrou Padre Adilson Felicio.

Quando chegaram na sala de jantar, outra surpresa: era Dom Luciano quem estava preparando o café para o grupo de seminaristas. Durante o momento de partilha, o Servo de Deus fez um convite: “É bom que vocês venham volta e meia me visitar. Eu sou o único jesuíta nessa cidade e vocês estão aqui na cidade vizinha, em Belo Horizonte, então que venham mais vezes aqui”, pediu.

Foto: Arquivo Arquidiocese de Mariana.

Biografia

Dom Luciano Mendes de Almeida, natural do Rio de Janeiro (MG), nasceu no dia 5 de outubro de 1930. Iniciou seu caminho na vida dedicada a Igreja em 1958, quando foi ordenado presbítero. Em 1976 foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, pelo Papa Paulo VI.

Em seguida, em 1988, com a renúncia do então Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, foi nomeado para ser o novo pastor desta Igreja Particular, onde permaneceu até sua morte em 2006.

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana