domingo

, 22 de dezembro de 2024

Penúltima live sobre o Concílio Vaticano II estudará a constituição dogmática Lumen Gentium

29 de outubro de 2024 Arquidiocese

Acontecerá na próxima segunda-feira, 4 de novembro, a penúltima live sobre o Concílio Vaticano II. A série de transmissões ao vivo falará nesta edição da constituição dogmática Lumen Gentium.

Traduzindo do latim para o português, o título do documento quer dizer “Luz dos Povos”. Sendo um dos textos mais importantes do Concílio, o documento fala sobre a constituição e a natureza da Igreja, não só como instituição, mas também como Corpo Místico de Cristo.

A live será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana e terá como assessor o Pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), Padre Geraldo Martins Dias.

A série de lives

O objetivo das lives é tornar o Concílio Vaticano II mais conhecido, por meio de uma linguagem mais simples. A iniciativa surgiu durante as reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e acompanha a sequência dos roteiros dos Grupos de Reflexão.

O Assessor Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Padre Paulo Barbosa, mais conhecido com Padre Paulinho, destaca que as lives têm sido “uma luz” no conhecimento e na proposta pastoral que a Igreja abraçou nos últimos 60 anos com o Concílio Vaticano II.

“Participar dessas lives é fortalecer a comunhão na sinodalidade e na missão que a Arquidiocese vivencia pastoralmente. Um belo trabalho do Dacom e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, em sintonia com os organismos arquidiocesanos, que favorece o interesse e o envolvimento de muitos”, afirma Padre Paulinho, motivando a participação de todos.

As transmissões estão sendo realizadas na primeira segunda-feira do mês, no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. A primeira foi dirigida pelo Padre José Geraldo de Oliveira, que introduziu a temática do Concílio Vaticano II. Já em agosto, foi estudada a Gaudium et Spes e contou com a assessoria do Padre Marcelo Moreira Santiago.

Todo conteúdo permanece disponível no YouTube da Arquidiocese de Mariana para ser assistido em qualquer momento.

Acompanhe a live em: