A Paróquia de Sant’Ana, em Guaraciaba, Região Mariana Leste, celebra nesta segunda-feira, 16 de agosto, 188 anos de criação. “Revendo os artigos do historiador Cônego Trindade, sabe-se que a primeira capela construída no antigo povoado de Barra do Bacalhau, hoje Guaraciaba, data de 1749 e pertencia ao município de Piranga (MG)”, narra a professora aposentada e agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Carmen Guimarães Lourenço.
Segundo ela, entretanto, somente em 1833 a capela foi reformada e elevada à paróquia, tendo como primeiro pároco o padre Serafim de Sampaio Vale e, como filiais, as capelas de Porto Firme (MG) e do antigo povoado de Calambau (MG)). “Portanto, este mês de agosto nossa paróquia completa 188 anos de atividades”, destaca.
“Nesta longa história, já se passaram na liderança dos trabalhos paroquiais 23 padres, sendo o Padre Dimas o que permaneceu aqui por mais tempo: 46 anos e três meses. Hoje, esta paróquia conta com 36 comunidades rurais neste extenso município, exigindo abnegado trabalho do pároco para atende aos católicos em suas ações espirituais e mesmo materiais, contando sempre com o apoio dos leigos que têm um papel relevante na Igreja em atividades pastorais, entre outras”, conta Carmen.
Para ela, a data é uma ocasião oportuna para “agradecer a Deus pelo zelo de todos os padres que aqui passaram, deixando a marca de seu sacerdócio e, em especial, o padre Geraldo Trindade que, atendendo ao chamado de Sant´Ana, é hoje nosso bom pastor”.
A tradicional festa de Sant’Ana, em Guaraciaba (MG), é destaque na editoria de “Arte, Cultura e Fé” da última edição do Jornal Pastoral. No texto, conta-se que, mais do que uma demonstração de de fé, a festa em honra a padroeira é também marcada pela tradição, cultura e afetos. Clique aqui e leia o texto completo
Texto: Com informações de Carmen Guimarães Lourenço
Fotos: Divulgação
Veja também:
Unidos na fé e na esperança, a Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG), celebrou sua padroeira