quinta-feira

, 30 de maio de 2024

16º Encontro dos Grupos de Reflexões da Região Norte reúne mais de 300 pessoas em Amarantina

27 de setembro de 2023 Arquidiocese

A Paróquia São Gonçalo, em Amarantina, distrito pertencente à Ouro Preto (MG), acolheu no último domingo, 24 de setembro, o Encontrão dos Grupos de Reflexão da Região Mariana Norte. Momento de partilha e rearticulação, o encontro contou com a presença de mais de 300 pessoas.

O Padre Armando Godinho e o Diácono Luiz Otávio contam, em um relato bonito e esperançoso, como foi esse momento. Confira na íntegra:

Manhã de domingo, 24 de setembro, dia do Senhor, ano de 2023. Por volta das oito horas da manhã começa a chegar as primeiras pessoas. Assim que foi passando o tempo previsto: vans, carros e ônibus foram chegando, e grande concentração de mulheres, como sempre a maioria perfil de nossa Igreja Católica. Homens, crianças, jovens e idosos se faz presença. Num total de 313 inscritos, sem contar a equipe de trabalhos. Pessoas que vieram para participar e trabalhar no encontro dos Grupos de Reflexões.

Tivemos a acolhida dos participantes com um sortido café da manhã, com várias iguarias vinda das mãos de nosso povo – café compartilhado pelos Grupos de Reflexões da Região Mariana Norte.

Feito o desjejum, hora de trabalhar, um momento de animação coordenada pelo Diácono Luiz Otávio Teixeira, palestra com o Padre Geraldo Mol, trazendo a reflexão sobre a Bíblia no dia a dia, e a revitalização dos valores eternos na humanidade para os Grupos de Reflexões de nossas comunidades que em vários lugares foram desarticulados. Meta essa em pauta, fortalecer os grupos e reativar com apoio dos párocos e administrados paroquiais os que adormeceram por ocasião da pandemia.

Contamos com a presença amiga dos seminaristas Fabricio, estágio de síntese na Paróquia de Santa Efigênia, estágio pastoral Edgar e Lucas na Paróquia de São Gonçalo, em Amarantina, e os Diáconos Luiz Otávio e Fábio Márcio de Freitas. Se fez presente também o Pároco, Padre Armando Godinho, e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.

Um domingo especial, alegria do encontro se via em cada rosto, encontro de tantos irmãos e irmãs, homens, mulheres, jovens, crianças e idosos.

Sobre um sol de quase 40º C, um povo que se dispõem a sair em caminhada com grande alegria, sorriso no rosto rumo à Igreja Matriz para celebrar a Palavra, o Compromisso e a Eucaristia: só pode ser esse povo, Povo de Deus, Grupo de reflexão. Igreja lotada, apesar de não ser grande, mas todos atentos e cantaram agradecidos.

Ponto marcante foi quando o Padre José Geraldo reuniu na hora do Pai-Nosso várias crianças no altar, deixando uma mensagem e um pedido: continuem a apresentar o Grupo de Reflexão para as crianças, para que elas aprendam a valorizar e a participarem desde a infância.

Terminando, o Padre José Geraldo nos brindou com uma notícia que a muito tempo o Grupo de Reflexão da região Mariana Norte trazia no coração: a criação de uma Comissão Arquidiocesana para os Grupos de Reflexões. Isso fortalecerá e animará mais os pequenos grupos de nossas comunidades.

Concluímos as atividades com um belíssimo almoço com a ajuda e apoio do Centro de Pastoral da Região Norte, a quem agradecemos. Teve também sorteio de brindes oferecidos pelos grupos das paróquias presentes, que agradecemos por participarem e contribuir incentivando os Grupos de Reflexões em nossa região. Assim aguardamos ansiosamente o próximo encontrão no ano de 2024.

Texto e fotos: Padre Armando Godinho e Diácono Luiz Otávio

Leia também outras matérias relacionadas:

Arquidiocese de Mariana constitui Equipe para assessorar os Grupos e Roteiros de reflexão

Forania de Abre Campo promove Encontrão com os Grupos de Reflexão