terça-feira

, 16 de agosto de 2022

260 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Saúde marca Jubileu em Dom Silvério (MG)

19 de agosto de 2021 Arquidiocese

Aconteceu, entre os dias 31 de julho e 15 de agosto, o Jubileu Perpétuo de Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério (MG), Região Mariana Leste. Neste ano, a festividade foi marcada de maneira especial pelos 260 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Saúde na comunidade.

As comemorações contaram com a participação da comunidade paroquial presente no santuário, seguindo os protocolos sanitários, e acompanhando de suas casas pela TV SAÚDE os marcantes momentos de oração, coroações, saudações, homenagens à Maria e, sobretudo, as Celebrações Eucarísticas, junto ao administrador paroquial, padre Glauber Rodrigo Passos Lacerda, e demais sacerdotes convidados.

Participação de Dom Airton

Dentre as solenidades programadas para o Jubileu, a presença do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, fora um momento aguardado e esperado pelos devotos da Virgem da Saúde que o acolheu com alegria no último sábado, 14 de agosto, dia em que a Imagem renovou parcela do percurso histórico, quando chegou nas terras silveirenses. Logo após a condução da Imagem ao Santuário, Dom Airton presidiu a missa solene da vigília da Assunção de Nossa Senhora, anunciando o amor de Deus e a proteção de Maria:

“Nós Somos convidados a fazer da nossa vida um gesto de amor e somente assim, queridos irmãos e irmãs, que nós iremos ver Deus face a face, porque Deus é amor. O evangelista São João nos diz isso: Deus é amor e se nós quisermos nos encontrar com Ele teremos que ser sinais do seu amor.

Nossa Senhora nos ensina isso aqui, em Dom Silvério, onde demos o título de Senhora da Saúde. Cuida de cada um de nós, cuida da nossa vida, cuida dessa saúde e veja, não é somente a saúde física que vale, Nossa Senhora cuida da nossa saúde integral e também da nossa vida espiritual que está nas mãos de Deus.”

Ao término da Santa Missa, ocorreu a bênção da bandeira, o levantamento do mastro e a cerimônia de descerramento da laca comemorativa e a pedra d’ara, que retornou ao Santuário. Datada de 1761, época da fundação da capela primitiva, ela contém as relíquias dos mártires primevos do Cristianismo São Pio e Santa Letância.

180 anos de paróquia

Já em 21 de dezembro, a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde irá comemorar os 180 anos de sua criação. Todos são convidados a conhecer o Santuário que permanece aberto para visitação todos os dias da semana.

Texto e imagens: Pascom Paróquia de Nossa Senhora da Saúde/TV Saúde

Notícias relacionadas:

Paróquia Nossa Senhora da Saúde inicia as comemorações dos 260 anos da chegada da imagem da padroeira

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde lança 2º episódio da série “260 anos de fé, história e tradição”

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde divulga último episódio da série “260 anos de fé, história e tradição”

Agenda