quarta-feira

, 29 de maio de 2024

29ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral será realizada nos dias 17 e 24 de setembro

09 de setembro de 2022 Arquidiocese

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) aprovou e deliberou no último dia 26 de agosto a realização da 29ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Assim como em 2021, neste ano, o evento será realizado em duas etapas: on-line e presencialmente, respectivamente, nos dias 17 e 24 de setembro.

Visando ser um momento de encontro, reflexão e partilha sobre o contexto de pós-pandemia, a assembleia tem como objetivo buscar novas perspectivas, à luz do Sínodo dos Bispos 2021-2023 e do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), para os trabalhos de evangelização e pastoral desta Igreja Particular.

Com o intuito de elaborar como será a Assembleia, durante a reunião do CAP, os membros do Conselho participaram de momentos de reflexão e trabalhos em grupos, quando apresentaram sugestões para a realização do evento. De acordo com o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, a 29ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral não tem caráter propositivo, mas sim reflexivo e para a confraternização.

Ele ainda explica que, após ter sido aprovado na assembleia do ano passado, o motivo do PAE voltar novamente à pauta é, a partir das discussões que serão feitas, ajudar as paróquias e regiões da Arquidiocese de Mariana a viabilizar a implementação do documento em seus trabalhos pastorais e de evangelização. “O PAE foi apresentado a todos e está no papel. Agora, tem que ir para a prática do dia a dia. Ou seja, cada região pastoral, cada paróquia, [deve] fazer o seu plano de ação a partir dele”, afirma.

Por fim, ele destaca os seus anseios para esse evento: “Que a Assembleia seja um momento forte na nossa vida arquidiocesana, reanimando a todos que estão voltando às suas atividades. Muitos estão desanimados, sofrendo ainda com as sequelas da pandemia. Então, nós queremos que nessa Assembleia arquidiocesana haja um momento para essa esse reanimar de cada um de nós, buscando o novo do missionário para continuarmos evangelizando”.

Participação

Para a primeira etapa da Assembleia, a ser realizada no próximo sábado, 17 de setembro, foram convocados a participar todos os párocos, administradores paroquiais, diáconos permanentes, coordenadores paroquiais de pastoral, membros dos Conselhos Regionais de Pastoral (CRP) e membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP). Esse momento será realizado de forma virtual, pela plataforma Zoom, a partir das 9h.

Já para o dia 24 de setembro, o encontro será realizado no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto (MG), das 8h às 16h. Para esse momento, são convidados a participar os membros dos CRPs e do CAP.