quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Novo PAE é aprovado durante a 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

20 de dezembro de 2021 Arquidiocese

Encerrando a 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, foi aprovado na tarde desta sexta-feira, 17 de dezembro, o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). À ocasião, após a realização de estudo e apresentação de sugestões de alterações e emendas ao texto, os presentes deliberaram pela aprovação do documento que guiará a caminhada pastoral da Arquidiocese de Mariana pelos próximos quatro anos.

Para o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, a assembleia foi muito positiva e alcançou o seu objetivo: a redação final e aprovação do novo PAE. “Além disso, a modalidade on-line, com a participação de todos os párocos ou administradores paroquiais e coordenadores leigos de pastoral, deu maior visibilidade para o novo PAE em toda a Arquidiocese”, disse.

“Aproveito para agradecer a Deus e a todos que se envolveram no processo de confecção do PAE e da organização da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Como dizia Dom Luciano Mendes, ‘que a alegria de ter feito o bem seja a melhor recompensa para todos nós’”, enfatizou padre Edmar. 

De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização prevê as grandes linhas de trabalho pastoral da Igreja Particular de Mariana. “Terminamos o ano de 2021 com a proposta de no ano que vem começarmos a implementação desse Projeto Arquidiocesano de Evangelização, investindo na formação das comunidades, do laicato e no comprometimento de todos os batizados: clérigos e leigos”, pontuou Dom Airton.

Próximos passos

Segundo o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, após a aprovação do documento, os próximos a serem seguidos são a escolha de uma data para lançamento oficial do PAE, a publicação do texto pela Gráfica e Editora Dom Viçoso e, por último, reunião com os vigários episcopais e vigários forâneos para pensar a implementação das ações concretas do documento. 

Vale lembrar que pela manhã da sexta-feira, os presentes deliberaram que os quatros pilares do novo PAE serão trabalhados durante os quatro anos que vigorarão na Arquidiocese de Mariana. Entretanto, cada uma da região pastoral definirá o destaque para cada ano a partir dos quatro pilares, considerando a sua realidade.

“Além disso, o mais importante é que todos os agentes de evangelização (cristãos leigos e leigas, padres, diáconos, religiosos e religiosas), bem como todas as pastorais, movimentos e dimensões evangelizadoras possam considerar o novo PAE ao fazer a sua programação e organização pastoral ao longo dos próximos quatro anos”, destacou padre Edmar.

Confira mais fotos da Assembleia AQUI.

Confira a reportagem sobre a Assembleia:

Veja a cobertura completa da Assembleia nos links abaixo:

28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: expressão de sinodalidade da Igreja Particular de Mariana,

Dom Airton reflete sobre a ação missionária no primeiro dia da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Manhã do segundo dia da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é marcada pela definição sobre a implementação do PAE

Agenda