sábado

, 25 de maio de 2024

3° domingo de agosto é dedicado à vocação para a vida consagrada

21 de agosto de 2022 Arquidiocese

Em agosto, liturgicamente, a Igreja no Brasil celebra o Mês Vocacional, sendo este terceiro domingo dedicado à vocação para a vida consagrada: religiosos, religiosas, consagrados e consagradas seculares.

O Papa Francisco, na 59°mensagem do Dia Mundial de Oração para as Vocações, faz uma reflexão em torno da vocação trazendo o sentido de percorrer este trajeto unidos na mesma fé “A Sinodalidade, o caminhar juntos é uma vocação fundamental para a Igreja e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios. Ao mesmo tempo, sabemos que a Igreja existe para evangelizar, saindo de si mesma e espalhando a semente do Evangelho na história”, afirma o Santo Padre.

Já sobre a vida consagrada, em fevereiro de 2020, durante a homilia da celebração da Santa Missa pelo XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada,  o pontífice destacou que saber ver a graça de Deus é o ponto de partida da vocação consagrada:

“Também vós, queridos irmãos e irmãs consagrados, sois homens e mulheres simples que vistes o tesouro que vale mais do que todas as riquezas do mundo. Por ele, deixastes coisas preciosas, tais como bens, criar uma família própria. Por que o fizestes? Porque vos apaixonastes por Jesus, n’Ele vistes tudo e, fascinados pelo seu olhar, deixastes o resto. A vida consagrada é esta visão. É ver aquilo que conta na vida. É acolher de braços abertos o dom do Senhor, como fez Simeão. Isto é o que veem os olhos dos consagrados: a graça de Deus derramada em suas mãos. A pessoa consagrada é alguém que, ao olhar-se cada dia, diz: «Tudo é dom, tudo é graça». Queridos irmãos e irmãs, não é mérito nosso a vida religiosa, é um dom de amor que recebemos”, disse o Papa Francisco à ocasião.