terça-feira

, 16 de abril de 2024

33º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana acontece dos dias 06 a 09 de março

03 de março de 2023 Arquidiocese

Tradicionalmente, há mais de 30 anos, a Arquidiocese de Mariana reúne anualmente todo o seu clero para um momento de partilha, reflexão e convivência: é o Encontro de Presbíteros e Diáconos que, em 2023, chega a sua 33º edição. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 06 e 09 de março, no Retiro das Rosas, em Cacheira do Campo (MG).

“Este encontro é sempre muito esperado por todo o presbitério. Tempo de convivência, de partilha de vida, reflexão, oração e lazer. O encontro é um reencontro”, define o Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Padre Mauro Lúcio de Carvalho. Ele ainda pontua que é também uma oportunidade para rever os irmãos que estão em missão: os padres Alex Martins de Freitas, D’Artagnan de Almeida Barcelos e José Geraldo Magela Vidal.

Para este ano, o Encontro, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, tem como tema “Vocação como graça, missão e comunhão”. “O objetivo é aproveitar a mística do terceiro ano vocacional do Brasil e olharmos a nossa vocação. O que faz o nosso coração arder, enquanto presbitério da Arquidiocese de Mariana?”, explica Padre Mauro sobre a proposta.

Segundo o Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, “tanto os padres quanto os diáconos são chamados a viver seu ministério em comunhão com Deus, com o Bispo, como o povo de Deus e com os outros irmãos diáconos e padres. O risco do isolamento está muito próximo de todos nós, é uma tentação contemporânea, uma tentativa de desaparecer de si mesmo, como afirma o escritor Davi Le Breton”.

A partir dessa temática, o encontro terá trabalhos em grupo por faixa etária de ordenação, forania e região pastoral. Em relação às assessorias, o primeiro dia terá a participação e fala do Padre Jailson Salvador, do Clero da Diocese de Oliveira (MG). Já nos demais, os momentos serão guiados pelos sacerdotes do Clero Marianense. De acordo com Padre Mauro, a dinâmica proposta para o Encontro foi pensada pelos representantes de presbíteros, em reunião ocorrida em Conselheiro Lafaiete (MG), reorganizada e aprovada no Conselho Presbiteral.

“Estamos aguando os padres e diáconos com alegria. Todos os representantes de presbíteros estão empenhados em preparar bem o encontro e acolher a todos com gratidão e alegria. Do céu, o Padre Elias Leoni e tantos outros padres, bispos e diáconos desta Arquidiocese nos acompanharão”, enfatiza Padre Mauro, motivando a participação de todos.

Agenda