domingo

, 28 de abril de 2024

“A conclusão do 3º Ano Vocacional não se trata de encerrar com os trabalhos vocacionais”, defende Padre Rosemar

30 de novembro de 2023

Abertura do ano vocacional em novembro de 2022. Foto: Magu Tavares

A Igreja no Brasil viveu entre 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023 o 3º Ano Vocacional. Com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33), esse ano teve como intuito celebrar os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

Na Arquidiocese de Mariana, ao longo desse período, diversas atividades foram realizadas, tanto em âmbito arquidiocesano, como regional e paroquial, a fim de promover a cultura vocacional. Além disso, nesse período, aconteceram também duas ordenações, enfatizando o chamado à vocação sacerdotal desta Igreja Particular.

Ordenação presbiteral em novembro de 2022. Foto: Magu Tavares

Em 2022, na véspera da abertura oficial do Ano Vocacional, cinco novos sacerdotes foram ordenados para o clero marianense na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG). Neste ano, no último dia 25 de novembro, coroando o enceramento desse período, três jovens foram ordenados diáconos transitórios.

“É com alegria que concluímos este 3º Ano Vocacional com uma ordenação diaconal, mas consciente que todas as vocações são importantes para a vida da nossa Igreja”, afirmou o Promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Rosemar Marcos Condé, sobre a ordenação do último fim de semana, realizada em Mariana (MG).

Para ele, ao concluir esse ano com a ordenação, “louvamos a Deus pela vocação à vida sacerdotal, à vida consagrada, e pedindo a que Ele possa continuar promovendo e chamando jovens para o ministério sacerdotal na nossa Igreja”.

O 3º Ano Vocacional na Arquidiocese

Ordenação diaconal no dia 25 de novembro de 2023. Foto: Thalia Gonçalves

O 3º Ano Vocacional foi aberto, oficialmente, na Arquidiocese no dia 20 de novembro, com a santa missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Mariana (MG). Em sinal de comunhão, leigos, religiosos (as), seminaristas, padres e diáconos marcaram presença na celebração.

De acordo com Padre Rosemar, algumas atividades podem ser destacadas na vivência desse ano, como a Semana de Animação Missionária, que terá a sua terceira edição realizada entre os dias 2 e 9 de dezembro, visita às paróquias, formações, a missa em ação de graças pelo Dia Mundial da Vida Consagrada, as ordenações, entre outras iniciativas.

Segundo ele, a conclusão desse período não significa terminar os trabalhos vocacionais. “Muito pelo contrário: acredito que um dos grandes objetivos desse 3º Ano Vocacional foi de nos fazer olhar para a realidade vocacional e perceber se, de fato, nossos corações estão ardentes, se os nossos pés estão a caminho”, defendeu.

Conforme Padre Rosemar, muitos são as dificuldades enfrentadas dentro e fora da Igreja para a promoção vocacional que puderam ser percebidas nesse ano temático. Dentre elas, ele cita as distâncias entre as cidades que estão no território arquidiocesano.

“Um dos frutos desse Ano Vocacional foi perceber esses desafios e, ao mesmo tempo, [constatar] a necessidade de renovar as atividades, os membros que ajudam no trabalho vocacional, e juntos procurarmos novos caminhos, novas alternativas para que esse trabalho, de fato, seja eficaz e frutuoso em nossa Arquidiocese”, disse.

Cultura Vocacional em Minas Gerais

Dom Airton com os representantes das comunidades religiosas presentes na Arquidiocese de Mariana na abertura do Ano Vocacional. Foto: Magu Tavares

O Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a sua 44ª Assembleia Anual Eletiva entre os dias 10 e 12 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

Durante o encontro, e por ocasião do encerramento do Ano Vocacional, os participantes da 44ª Assembleia do Organismo enviou a todos os animadores e animadoras vocacionais algumas pistas para consolidação da Cultura Vocacional em Minas Gerais. Leia na íntegra AQUI

Para recordar as iniciativas realizadas na Igreja Particular de Mariana durante o Ano Vocacional acesse: arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional/

Agenda

VEJA TAMBÉM