quinta-feira

, 28 de março de 2024

Animação motiva comunidades a organizarem Processo de Escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

07 de julho de 2021 Igreja no Brasil

Para ajudar as comunidades a organizarem e promoverem o processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, foi produzida pela equipe de comunicação da diocese de Joinville (SC) e do Regional Sul 4 da CNBB uma animação com a história de uma comunidade paroquial que se mobiliza para contribuir neste caminho sinodal da Igreja no continente.

Padre Aparecido liga para Terezinha, uma liderança na comunidade para marcar um momento de formação em vista da Escuta para a Assembleia Eclesial, cujo tema é “TODOS SOMOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS EM SAÍDA”. O encontro continental está marcado para ocorrer em novembro, tendo como sede principal a Cidade do México, no México.

A história que sucede do diálogo entre o padre e a liderança da comunidade explica o passo-a-passo do que pode ser feito nas comunidades e grupos para desenvolver o processo de escuta e envolver todo o povo de Deus na Igreja no Brasil na participação e no apontamento do que queremos e sonhamos para a Igreja na América Latina e Caribe.

“Como discípulos missionários, reunidos sinodalmente na Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, relembraremos o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplando contemplativamente nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, os nossos povos têm uma vida plena e nos novos caminhos para 2031 + 2033”, contextualiza a organização da assembleia.

Todo esse processo está sendo feito à luz da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em 2007, e do Documento de Aparecida sucedido deste encontro. O Papa Francisco, que motivou a realização desta assembleia, participou da Conferência de Aparecida como como arcebispo de Buenos Aires, e foi o relator do texto.

Confia e compartilhe o vídeo:

Para baixar, clique aqui. 

Criação

Com criatividade e dinamismo, as Assessorias de Comunicação do Regional Sul 4 da CNBB e da diocese de Joinville montaram o roteiro e prepararam a animação. O vídeo também contou com o apoio da Pastoral do Surdo do Regional Sul 4 para a interpretação em Libras.

A designer Carolina de Oliveira conta que foi “um prazer enorme participar do processo de criação” da animação para o vídeo do Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

A designer Carolina de Oliveira, da diocese de Joinville

“O Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, é a oportunidade de todos nós participarmos, dando contribuição para conhecermos quais são os desafios e os apelos para evangelizar em terras latino-americanas e caribenhas. A partir do material coletado, será elaborado o instrumento de trabalho da Assembleia”, motiva.

Para a profissional, receber o convite para ilustrar e animar sobre esse conteúdo “rico de evangelização e participação de todo o povo”, foi uma “alegria e uma experiência que, com certeza, engrandeceu muito meu trabalho e também de todos da Assessoria de Comunicação da Diocese de Joinville”.

“Esse conteúdo foi elaborado por muitos e nós, da Assessoria de Comunicação, fizemos parte tanto na hora de roteirizar o vídeo como na elaboração da animação. Buscamos vozes locais de nossa Diocese e nossas próprias vozes, minha e do Eduardo Schmitz, para alegrar ainda mais esse conteúdo que irá chegar para o povo de Deus”, partilha Carolina.

Texto: CNBB

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO PARTICIPAR DO PROCESSO DE ESCUTA

Agenda