terça-feira

, 23 de abril de 2024

Ano Vocacional e Mês Missionário são debatidos na Forania de Viçosa

19 de setembro de 2023

Padres e leigos (as) das paróquias que compõem a Forania de Viçosa estiveram reunidos no último sábado, 16 de setembro, na paróquia Santo Antônio, em Canaã (MG). O Ano Vocacional, que se encerra no último domingo de novembro, e as Missões, cujo mês a Igreja celebra em outubro, foram os principais assuntos da pauta.

De acordo com a membro da coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) na Forania, Lucineia Silva Ferreira, o Ano Vocacional serviu para mostrar que o SAV precisa ser mais conhecido e pediu mais apoio das paróquias para a sua implantação. “O Ano Vocacional revelou que estamos sedentos de apoio. As pessoas não sabem o que é SAV. Precisamo-nos dar a conhecer. Precisamos de abertura e apoio dos padres e das paróquias”, disse.

Companheira da Lucineia na coordenação do SAV, a religiosa das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Rita de Cássia Silva, destacou que as pastorais e as paróquias precisam ser “vocacionalizadas”. “É necessário criar uma cultura vocacional. Isso é uma interpelação do Concílio Vaticano II. Com a redescoberta do conceito de Igreja como povo de Deus, o significado de vocação começa a ser compreendido”.

Segundo Irmã Rita, o SAV não é mais uma pastoral, mas um serviço do qual devem participar todas as pessoas que atuam nas pastorais e serviços de evangelização. “A animação vocacional precisa ser constante. Não estamos em crise vocacional porque Deus não para de chamar. O que temos é crise de resposta ao chamado de Deus”, observou.

Uma das propostas do SAV é criar as Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs). “O objetivo do SAV é despertar vocações, fomentar o conhecimento e o cultivo das vocações e contribuir para que a cultura vocacional seja uma realidade nas paróquias”, destacou Irmã Rita.

Missões

joao-paulo2

Padre João Paulo é o Assessor da Dimensão Missionária na Arquidiocese de Mariana.

O Assessor Arquidiocesano da Dimensão Missionária e Pároco da paróquia Sant’Ana, em Jequeri (MG), Padre João Paulo da Silva, motivou a Forania a dedicar atenção especial ao Mês Missionário, celebrado em outubro. Ele chamou a atenção para a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões e para a importância da coleta missionária feita neste dia. “No mundo, são 1050 dioceses que recebem ajuda proveniente desta Campanha Missionária. A campanha nos ajuda a criar consciência missionária”, disse. “A missão acontece com os pés de quem vai e com os joelhos de quem reza”, acrescentou.

Padre João Paulo apresentou a Novena Missionária, proposta para ser rezada no Mês Missionário. Ele orientou as paróquias da Forania a motivarem as comunidades a fazerem a novena. “A novena é de iniciativa de cada paróquia. Nosso objetivo aqui, hoje, foi despertar em todos a consciência para a importância da novena missionária”, explicou.

Agenda da forania

O Vigário Forâneo, Padre Geraldo de Souza, confirmou a realização de um encontro de formação para os ministros e ministras da Palavra, em 30 de setembro, na Casa de Retiro São José, em São José do Triunfo. “Desse encontro deverão participar todos os/as ministros/as da palavra instituídos/as. As paróquias que não os tem instituídos poderão enviar dois que exercem esse ministério, acompanhados do coordenador paroquial de pastoral”, informou.

A Forania realizará também encontro de formação para catequistas para estudar a Carta Apostólica do Papa Francisco sobre formação litúrgica Desiderio desideravi. Cada paróquia deverá enviar cinco catequistas para esse encontro que se realizará na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Viçosa (MG), no dia 23 de setembro, a partir das 8h30.

A secretária da forania, Sônia Barbosa, informou que A Coordenação Arquidiocesana de Liturgia promove um Encontro Arquidiocesana de Liturgia, dias 27 a 29 de outubro, em Barbacena. Nesse encontro será estudada a nova edição do missal. A forania de Viçosa terá direito a oito vagas.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG)

Veja também:

Encontro Arquidiocesano de Liturgia meditará sobre a fé e a oração a partir da nova tradução do Missal Romano

Agenda

VEJA TAMBÉM