sexta-feira

, 23 de fevereiro de 2024

Arquidiocese de Mariana acolhe com alegria a notícia da nomeação de Monsenhor Danival

02 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

“Hoje, eu trago uma notícia alegre e feliz para todos nós”. Com essas palavras, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, comunicou aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Piedade, em Barbacena (MG), da eleição do Pároco, Monsenhor Danival Milagres Coelho, ao episcopado.

O anúncio foi realizado durante a celebração das 7h desta sexta-feira, 2 de fevereiro, e recebido com alegria e aplausos pelos presentes. Além de integrantes do clero marianense, a celebração contou com a presença do Bispo Diocesano de São João del-Rei (MG) e Filho de Mariana, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e do Monsenhor José Maria Pereira da Diocese de Petrópolis (RJ).

“É uma notícia alegre. Alguns dizem: ‘mas é triste, porque ele vai embora’. Não, não vai embora, só vai mudar de lugar; do outro lado da rua. A Igreja é uma só e nós todos estamos na Igreja e servimos ao Evangelho nesta Igreja”, disse Dom Airton aos presentes.

Em sua fala aos fiéis, o Arcebispo Metropolitano de Mariana recordou que, há uma semana, em 27 de janeiro, ordenava Dom Geraldo de Souza Rodrigues bispo para a Diocese de Januária (MG), já ciente e com a expectativa para a ordenação de Monsenhor Danival. Desde 2012, essa é a sétima vez que um sacerdote do clero marianense é chamado ao episcopado, sendo Monsenhor Danival o quinto no pastoreio de Dom Airton nesta Igreja Particular.

“Quando nós abrimos os braços, sabemos doar, partilhar, Deus nos dá muito mais”, enfatizou Dom Airton. “O Santo Padre o chamou. A sua resposta é uma resposta como quem participa da vida da Igreja. É uma resposta com certeza, com convicção, e nós nos alegramos por isso. O clero de Mariana se alegra imensamente por essa nova nomeação”, reforçou.

Saudação da Arquidiocese de Goiânia

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Arcebispo Metropolitano de Goiânia e 1º Vice-Presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros da Silva, saudou Monsenhor Danival, manifestando alegria por sua nomeação.

“Nós o acolhemos de braços abertos! Tenho muitas esperanças de que a chegada dele vai reforçar ainda mais o ânimo e o vigor evangelizador presente no coração de todos os servidores da nossa Arquidiocese”, expressou Dom João Justino, desejando a Monsenhor Danival um ministério episcopal fecundo.

Foto: Pe. Lucas Germano/Divulgação

Veja também:

Monsenhor Danival envia mensagem de gratidão à Arquidiocese de Mariana

Papa Francisco nomeia Monsenhor Danival Milagres Coelho como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia (GO)

Agenda