sábado

, 25 de maio de 2024

Arquidiocese de Mariana celebra 150 anos de sua consagração ao Sagrado Coração de Jesus

08 de maio de 2024 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana celebra, em 2024, os 150 anos da sua primeira consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Em razão dessa comemoração, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, divulgou nesta quarta-feira, 8 de maio, uma carta pastoral sobre essa data e as festividades que irão marcá-la.

Realizada pelo Venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso, em 8 de dezembro de 1874, a primeira consagração aconteceu na Catedral de Mariana. Na época, o então Bispo Diocesano também publicou uma carta pastoral, pedindo aos párocos que também realizassem em suas paróquias, diante do Santíssimo Sacramento, o mesmo gesto.

“Amados diocesanos, clero e povo fiel! É extremamente importante resgatar essa memória histórica de caráter absolutamente religioso para nossa Arquidiocese de Mariana. Exorto a todos, em nossas paróquias, com suas comunidades a celebrar, com júbilo e dignidade, tal evento para proveito espiritual e pastoral de todos nós. Assim, amados irmãos, dispondo-nos, como fiéis diocesanos, celebremos este momento significativo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, diz Dom Airton em trecho do documento, motivando a todos a participarem da programação preparada para a data.

Baixe aqui a Carta Pastoral de Dom Airton

Logo marca da comemoração

Recordando esse momento histórico, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus desenvolveu uma logomarca para a celebração dos 150 anos da consagração. Na representação, à esquerda, está a Catedral de Mariana, onde o ato foi realizado pela primeira vez em 1874. Já à direita, está a Basílica, onde Dom Airton realizará a renovação da consagração neste ano e é o atual centro arquidiocesano de propagação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Programação

Para marcar os 150 anos da consagração arquidiocesana, a Igreja Particular de Mariana está com uma programação a ser realizada entre 29 de maio de 2024 e 27 de junho de 2025. As datas marcam, respectivamente, a abertura do primeiro Jubileu do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), e o enceramento do Jubileu dos 350 anos da primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.

“Estamos muito felizes porque toda a Arquidiocese abraçou esta bonita oportunidade que temos de vivenciar o Ano da Oração, proposto pelo Papa Francisco, incentivando-nos a viver essa celebração da Consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus na programação do primeiro Jubileu do Sagrado Coração de Jesus em nossa Arquidiocese”, declara sobre a festividade o Pároco e Reitor da Basílica, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro.

Um dos momentos centrais da programação festiva dessa comemoração será a renovação da consagração da Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus. Repetindo o mesmo gesto feito por Dom Viçoso, Dom Airton fará a oração no dia 7 de junho, encerramento do Jubileu, durante a tradicional entronização do Sagrado Coração de Jesus aos lares.

Baixe aqui a programação completa do Jubileu

Romarias durante o Jubileu

Marcando o ineditismo da festa, durante a programação do Jubileu, as paróquias e regiões da Arquidiocese são convidadas a realizarem peregrinações à Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete. Para isso, é necessário realizar o agendamento prévio pelo número (31) 3763-8601.

“Quando a romaria chegar à Basílica, pedimos ao responsável que procure a secretaria do Jubileu, que estará disponível em todos os horários próximo à porta principal da Basílica, para informações importantes e registro da presença. Recomendamos que as paróquias observem a programação do I Jubileu, que traz dias específicos para a participação especial das Regiões Pastorais. Seria bom concentrar as peregrinações por região naqueles dias previstos, mas se isso não for possível podem inscrever sua romaria em qualquer um dos 12 dias festivos”, orienta Padre Euder.

Peregrinação da imagem do Sagrado Coração de Jesus

Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaieite (MG) – Foto: Arquivo da Basílica

Durante a programação festiva dos 150 anos da consagração, uma réplica da imagem do Sagrado Coração de Jesus presente na Basílica em Conselheiro Lafaiete peregrinará a Arquidiocese de Mariana a partir do dia 7 de julho, quando acontecerá a abertura na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção. A data abrirá as comemorações dos 150 anos do falecimento de Dom Viçoso.

“Quanto ao agendamento da visita da imagem peregrina a sua paróquia, esse trâmite deverá ser feito com a inscrição da região pastoral junto a nossa secretaria até o dia 23 de junho. Sugerimos que cada região pastoral escolha os meses nos quais deseja receber a imagem peregrina e pela secretaria pastoral da região organize as visitas nas paróquias”, explica Padre Euder.

Após o agendamento feito pelas regiões, a programação com as datas da visita da imagem peregrina às paróquias será divulgada. Para ajudar nesse momento celebrativo nas comunidades de fé, subsídios para a acolhida foram elaborados e serão enviados às paróquias posteriormente.

Segundo Padre Euder, que também é Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, a expectativa é que com essas comemorações ajude a aumentar a propagação dessa devoção arquidiocesana.

“Estou muito esperançoso de que essa celebração seja uma rica oportunidade para que todas as famílias católicas da Arquidiocese de Mariana possam consagrar-se ao Coração de Jesus, propagando assim essa devoção tão bonita que é, na verdade, a essência de nossa vida cristã: um coração amoroso, o coração de Cristo como centro da misericórdia”, afirma.

Sobre a festa do Sagrado Coração de Jesus

Realizada desde 1962 no mês de junho, quando o santuário ainda era curato e filiado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a novena do Sagrado Coração de Jesus atraí milhares de fiéis todos os anos à Conselheiro Lafaiete. Em 24 de janeiro deste ano, após atender um pedido do Arcebispo Metropolitano de Mariana, o Papa Francisco concedeu à festa o título de jubileu.

Texto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

Leia também:

Papa Francisco concede à festa do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, o título de jubileu