sexta-feira

, 23 de fevereiro de 2024

Papa Francisco concede à festa do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, o título de jubileu

06 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

O Papa Francisco, por meio da Santa Sé, concedeu à festa do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), o título de Jubileu. A informação foi divulgada na primeira sexta-feira deste mês, 2 de fevereiro, quando a Igreja tradicionalmente dedica ao Sagrado Coração de Jesus.

Segundo o Pároco e Reitor da Basílica, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, solicitação foi enviada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, em dezembro de 2023, tendo recebido uma resposta positiva em 24 de janeiro deste ano.

Padre Euder ainda explica que a iniciativa surgiu devido à devoção ao Sagrado Coração de Jesus ser marcante no município de Conselheiro Lafaiete, mas também em toda Arquidiocese, visto que o Apostolado da Oração está presente em quase todas as paróquias.

Outro fato que motivou esse pedido é que neste ano celebra-se os 150 anos da primeira consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus. Esse momento histórico aconteceu em 8 de dezembro de 1874, na Catedral de Mariana, pelo então Bispo Diocesano, Dom Antônio Ferreira Viçoso.

“Celebrando este jubileu dos 150 anos da primeira consagração oficial da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus, achamos por bem renová-la este ano, marcando esse dado histórico”, disse Padre Euder.

O presbítero ainda recorda que a concessão do título de Jubileu se insere também em outros contextos festivos, como a celebração dos 350 anos da primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria de Alacoque, que aconteceu em 27 de dezembro de 1673; o Jubileu do Coração de Jesus, em dezembro de 2024, por ocasião dos 180 anos da fundação da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração); e a comemoração dos 60 anos de criação da paróquia, em 2025.

A festa do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete

Festa do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete.

Realizada desde 1962 no mês de junho, quando o santuário ainda era curato e filiado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a novena do Sagrado Coração de Jesus atrai milhares de fiéis todos os anos que acorrem à Basílica para pedir graças e agradecer pelas bênçãos concedidas.

Um marco de grande relevância das festividades é a Entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nos lares por meio dos meios de comunicação, especialmente da rádio, realizada sempre no dia da festa, desde o longínquo 1967.

O que é um Jubileu?

Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaieite (MG) – Foto: Arquivo da Basílica

Jubileu é como popularmente são chamadas as celebrações e atividades religiosas por meio das quais se lucra a graça de uma indulgência plenária. Segundo o Manual das Indulgências, essa é concedida de forma solene e geral pelo Papa aos católicos, oferecendo aos fiéis à remissão plena das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados quanto à culpa.

Neste ano, o Papa Francisco convida toda a Igreja a se preparar para a realização do Jubileu 2025.

Como conseguir a indulgência plenária?

Para receber a indulgência plenária, há três condições: a confissão sacramental (que, uma vez bem realizada, coloca a pessoa em estado de graça), a comunhão eucarística e a oração nas intenções do Papa, que pode ser, no mínimo, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Na Novena e Festa do Sagrado Coração de Jesus, poderá lucrar Indulgência Plenária aqueles que participarem das festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus e cumprirem os requisitos necessários já citados acima, a saber, a confissão, a oração pelo papa e a participação da santa missa.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus ainda aguarda o decreto expedido pelo Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica, tribunal da Santa Sé que cuida da concessão de indulgências, para maiores detalhes sobre a dinâmica do Jubileu do Sagrado Coração de Jesus.

O Jornal Pastoral, em sua edição nº 317, contou um pouco sobre essa história de fé e devoção. Para ler, CLIQUE AQUI.

Com informações e imagens da Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Agenda