segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Arquidiocese de Mariana celebra 234 anos do nascimento de Dom Viçoso

13 de maio de 2021 Arquidiocese

Há mais de 200 anos, em 13 de maio de 1787, nascia Antonio Ferreira Viçoso. Natural de Peniche, em Portugal, Dom Viçoso foi ordenado presbítero em 1818 e chegou ao Brasil no ano seguinte, aos 32 anos de idade. Inicialmente, abriu o Colégio do Caraça, em Minas Gerais, onde se dedicou aos serviços da Palavra de Deus e pregou diversas missões nos povoados mineiros. Ainda, esteve por 15 anos em Jacuecanga, entorno de Angra dos Reis (RJ), atuando na educação da juventude.

Em 1844, no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro (RJ), foi ordenado bispo para a então Diocese de Mariana. Ao longo dos 29 anos que esteve à frente da desta Igreja Particular, mostrou interesse pelo Seminário, entregando-o à direção dos padres lazaristas, e fundou o Colégio Providência, a primeira instituição de ensino feminina de Minas Gerais. Dom Viçoso faleceu em aos 88 anos, em 07 de julho de 1875.

Processo de beatificação e canonização

Em 1916, o afilhado de Dom Viçoso e primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, abriu o processo de beatificação e canonização do prelado.

Já em 08 de julho de 2014, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto reconhecendo as virtudes heroicas do Servo de Deus Dom Viçoso, concedendo-o título de Venerável. Para a beatificação falta, ainda, uma última exigência: a aprovação do milagre que está sendo analisado pelos peritos da Congregação das Causas dos Santos.

Clique aqui e saiba mais sobre o processo

Publicações sobre Dom Viçoso

Foto: João Lucas Ferreira Basílio

Em fevereiro deste ano, foi lançada a quarta edição do livro a “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, escrito por Dom Silvério. O projeto da reedição foi coordenado pelos padres José Carlos dos Santos e Fabiano Milione Honório. Ainda, toda a responsabilidade do projeto é da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e os trabalhos de editoração da Gráfica e Editora Dom Viçoso. Clique aqui para comprar o livro

Foto: Claudinei Corrêa Freitas

Outra iniciativa que tem como objetivo de divulgar os exemplos de vida e ensinamentos do Venerável é o informativo “Nos passos de Dom Viçoso”. A publicação está disponível de forma gratuita no site da Arquidiocese de Mariana para download. Baixe aqui o informativo

Oração para pedir a Deus a beatificação de Dom Viçoso

Senhor Jesus Cristo, glória dos vossos sacerdotes, Bom Pastor que destes a vida pelas vossas ovelhas, nós vos agradecemos pelas virtudes e dons com que vos dignastes adornar a alma do grande bispo, Dom Antônio Ferreira Viçoso, para fazer dele um modelo luminoso de defensor da Igreja, reformador do clero e santificador do povo cristão.

Vós que promotestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorificar, com a honra dos altares, se for para maior glória da Santíssima Trindade e honra do vosso sacerdócio, este vosso servo, e concedei-nos, para esse fim, por sua intercessão junto de vós, a graça que confiantemente vos pedimos.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Com informações de Mons. Flávio Carneiro Rodrigues, Mons. Luiz Antônio Reis Costa e do artigo “Breve histórico da Arquidiocese de Mariana” de autoria de Dom Geraldo Lyrio Rocha (2019)

Imagem da capa: Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM)

 

Agenda