quarta-feira

, 23 de junho de 2021

Arquidiocese de Mariana promoveu oficina sobre escrita jornalística para a Pascom

03 de maio de 2021

No último dia 27 de abril, a Arquidiocese de Mariana realizou uma oficina sobre a escrita jornalística para os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom). A formação foi ministrada pela professora Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Drª. Tamires Ferreira Coêlho, e transmitida pelo canal do YouTube da Arquidiocese.

Durante a aula, a professora Tamires destacou quais são os objetivos do texto jornalístico e ensinou alguns procedimentos básicos que orientam a sua escrita. “Como não tem evangelização sem comunicação, entender algumas técnicas jornalísticas pode ajudar as comunidades paroquiais a divulgarem melhor suas ações. Além de alcançar outros públicos, textos e imagens produzidos com cuidado podem ajudar a comunidade a se reconhecer, a se conectar e a trabalhar uma escuta comunitária mais sensível”, destacou.

Para o novo assessor arquidiocesano da Pascom, padre Thiago José Gomes, a formação foi uma experiência muito rica. “A professora Tamires nos ajudou muito na organização das ideias do texto, destacando a preocupação da escrita e como isso realmente faz diferença, além de mostrar como nós podemos concretamente colocar em prática”, afirmou.

“A iniciativa do Departamento de Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) em realizar oficinas é muito positiva, pois nos ajudam a realizar de forma mais efetiva a missão de evangelizar através da Pascom. Esta oficina em particular, onde pudemos ver um pouco mais sobre a escrita, contribui muito para que se possa ter uma comunicação mais clara e objetiva do material que produzimos. A sabedoria e simpatia da professora Tamires contribuíram para que pudéssemos aprender de uma forma bem tranquila”, pontuou o seminarista Claudinei Freitas, do 2º ano de Filosofia.

Novo assessor da Pascom

À ocasião, o padre Thiago foi apresentado como o novo assessor arquidiocesano da Pascom. Segundo o sacerdote, as suas expectativas são contribuir para somar ao trabalho que já é realizado na Arquidiocese de Mariana. “Minha palavra é de estímulo para que cada comunidade paroquial possa fomentar uma comunicação que seja efetiva, a fim de levar a todos a Palavra de Deus, animando-nos na fé e ajudando-nos, como comunidades cristãs, a viver o valor do Evangelho nesses tempos tão difíceis e desafiadores”, ressaltou.

A aula está disponível no YouTube da Arquidiocese de Mariana:

Agenda

VEJA TAMBÉM