sábado

, 20 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana proporciona treinamentos sobre o Sistema Thèos Eclesiais

10 de agosto de 2022 Arquidiocese

Foto: Heloiza Maria Câmara Milagres

A Arquidiocese de Mariana promove dos dias 08 a 11 de agosto uma série de treinamentos sobre o Sistema Thèos Eclesiais: um software de gestão financeira, contábil e pastoral eclesial que, desde janeiro de 2021, tem sido implantado nas paróquias e organismos desta Igreja Particular.

Ministrado pela assessoria técnica da empresa, segundo o Ecônomo da Arquidiocese de Mariana, Padre Darci Fernandes Leão, à época da implementação, devido às restrições impostas pela Covid-19, foi ofertado um treinamento on-line e, por isso, constatou-se a necessidade dessa capacitação presencial. Além disso, a iniciativa também atende à reivindicação dos padres durante o 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos, ocorrido em março deste ano.

“A motivação partiu também do desejo de que todas as paróquias e todos os padres que estão, de fato, querendo trabalhar em sintonia, em comunhão, com a Arquidiocese. Esse sistema é uma ferramenta que facilita muito a transparência na administração arquidiocesana e paroquial. [Por isso], a participação de todos é fundamental para a efetividade dessa ótima iniciativa e para o serviço integrado de toda a nossa Arquidiocese”, afirma Padre Darci.

Tendo como público-alvo os padres e os colaboradores que alimentam o programa, as formações acontecem nas cinco regiões pastorais desta Igreja Particular, no Seminário São José e na Cúria Metropolitana. “Isso é um sinal de comunhão. É um testemunho que nós também precisamos de nos organizarmos para que assim possamos ter condições de manter essas estruturas que facilitam o trabalho da evangelização”, comenta o Ecônomo da Arquidiocese de Mariana.

“Sabemos que o sistema, por mais efetivo que seja, não substitui a participação humana e a consciência de cada um. Então, ele facilita para que nós tenhamos uma administração transparente que, de fato, esteja de acordo com a finalidade da administração dos bens da Igreja que é a evangelização”, complementa Padre Darci.

Região Centro

Foto: Heloiza Maria Câmara Milagres

Uma das primeiras regiões a acolher o treinamento foi a Região Centro. Realizada na última segunda-feira, dia 08, a formação contou com a presença de 23 pessoas, entre padres e secretários (as), de todas as nove paróquias do regional. “Foi um momento muito bom e bem participativo, quando os presentes puderam tirar as dúvidas e aprender mais sobre os lançamentos tanto pastorais como financeiros das paróquias”, partilha a Secretária do Regional, Heloiza Maria Câmara Milagres.

Região Leste

Foto: Pe. Fernando Paulo

No mesmo dia, 08 de agosto, em Ponte Nova (MG), aconteceu a formação da Região Leste com a participação de 65 pessoas de aproximadamente 35 paróquias da região.

Região Oeste

Foto: Tânia Rodrigues

Já a Região Oeste recebeu a formação nesta terça-feira, 09 de agosto. À ocasião, em torno de 50 pessoas participaram do encontro realizado na Paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG), e conduzido pelo contador e produtor de conteúdos da Eclesial, Alexandre Bruschi. Na avaliação da Secretária Regional, Tânia Rodrigues, o treinamento “foi um momento importante para alinharmos essa implantação do sistema em nossas paróquias, tirarmos as dúvidas e aprendermos um pouco mais sobre as muitas ferramentas que ele traz e o quanto pode ser um facilitador no dia a dia dos nossos trabalhos paroquiais”. Veja mais AQUI

Região Sul

Foto: Padre Jorge Henrique Tanus

Em Barbacena (MG), também na terça-feira, 53 pessoas, entre secretárias(os), párocos e tesoureiros participaram da capacitação. Para o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Barbacena, Padre Jorge Henrique Tanus, a “formação nos proporcionou tirar dúvidas e esclarecimentos sobre o programa Thèos, bem como, o convívio fraterno com os irmãos presbíteros e secretárias e secretários”.

Já a Secretária da Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG), Elizangela Aparecida Rodrigues e Silva, destaca que a dedicação e o conhecimento do instrutor do Thèos foram fundamentais para o sucesso do aprendizado dos participantes.

Por sua vez, o assessor técnico da Thèos, Ivanildo Ferreira da Silva, aponta que o conhecimento sobre o programa demonstrado pelos secretários (as) e a presença dos padres lhe surpreendeu. Ainda, de acordo com ele, foi possível também perceber a evolução no uso do programa na parte financeira e pastoral desde o treinamento on-line.

Região Norte

Foto: Eliete Maria

Já na quarta-feira, 10 de agosto, 34 participantes de 15 paróquias estiveram presentes no Centro Regional de Pastoral, em Mariana (MG), para participar da formação.

Cúria Metropolitana

Foto: Cremilda Moutinho

Na quinta-feira, 11 de agosto, colaboradores da Cúria Metropolitana também participaram da formação.

*Atualizado em 11/08/2022 às 12h07

Agenda