quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Lançamento do novo PAE marca o encerramento do 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos

22 de março de 2022 Arquidiocese

O lançamento do novo Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE) marcou o fim do 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana na última quinta-feira, 17 de março. O evento oficializou o novo PAE como subsídio para a ação evangelizadora desta Igreja Particular entre os anos de 2022 e 2026.

Além dos padres, diáconos e seminaristas presentes no encontro, religiosos, religiosas, leigos e leigas que participaram do processo de escrita e desenvolvimento do documento também estiveram presente na solenidade.

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, é necessário, agora, olhar para o documento e encontrar meios para que cada pastoral ou movimento possa se organizar em sua ação evangelizadora. “Todas as forças vivas desta Arquidiocese devem se reunir e fazer esse projeto acontecer”, afirmou.

Dom Airton também trouxe em sua fala a importância de utilizarmos o PAE como caminho para unificar os trabalhos pastorais nas diversas instâncias arquidiocesanas. “Vamos nos empenhar, vamos unir forças. Vai aparecer dificuldades, mas vamos nos ajudar e partilhar para que a ação evangelizadora da Igreja apareça e não seja uma atividade de algum grupo ou movimento”, disse.

Por sua vez, a integrante da equipe de redação do texto Mônica Aparecida Moraes descreveu a oportunidade de colaborar no novo PAE como rica, de muito aprendizado e participação. “Muito feliz de ter participado desse longo processo. Que possamos colocar em prática e que, a partir dessa prática, nossas comunidades sejam muito felizes”, desejou.

Ao final apresentação, todos que estavam na mesa e os outros leigos presentes, receberam simbolicamente um exemplar do novo PAE.

Sobre o novo PAE

Aprovado no dia 17 de dezembro de 2021, durante a 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, o novo PAE começou a ser pensado em fevereiro de 2020. Ele foi inspirado nas Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc.109 da CNBB), seguindo o método “Ver, Julgar e Agir”.

Durante todo seu processo foi necessário muito estudo, dedicação, reflexão e participação de diferentes movimentos desta Igreja Particular. Antes de ser aprovado, o documento foi revisado e trabalhado nas Regiões Pastorais, foranias e paróquias, tornando seu processo de construção mais amplo e com a maior participação das diversas instâncias arquidiocesanas.

Assista ao vídeo sobre o lançamento:

Confira as fotos do evento AQUI

Veja também:

Clero Marianense compartilha sobre o 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana

Padres jubilares celebram a data durante o Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana

Tarde de Espiritualidade marca o primeiro dia do 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana  

Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana chega em sua 32ª edição

Agenda