sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Arquidiocese de Mariana realizará série de lives sobre o Concílio Vaticano II

27 de junho de 2024 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana promove a partir de julho uma série de lives sobre o Concílio Ecumênico Vaticano II. A iniciativa surgiu durante as reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) deste ano e tem como objetivo para ajudar as comunidades a compreenderem melhor o que foi esse evento e suas constituições.

Contexto

Capa do roteiro de reflexão para o mês de julho. Imagem: Editora Dom Viçoso/Divulgação

Em fevereiro deste ano, os 60 anos do Concílio Vaticano II e os 30 anos dos Grupos de Reflexão na Arquidiocese de Mariana estiveram na pauta da reunião do CAP . À oportunidade, foi apontada a necessidade de tornar o evento mais conhecido, especialmente, nas comunidades.

Como forma de atender a essa demanda, a equipe responsável pela elaboração dos roteiros de reflexão na Arquidiocese de Mariana abordará essa temática em seus subsídios a partir do mês de julho. Além disso, na reunião de maio do CAP, deliberou-se também pela realização das lives acompanhando a sequência do material.

Dessa forma, as transmissões ao vivo visam levar às comunidades eclesiais um conhecimento mais aprofundado sobre o Concílio Vaticano II e seus principais documentos a partir dos roteiros dos Grupos de Reflexão.

Programação das lives

As lives acontecerão uma vez por mês, em uma segunda-feira, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana. As formações ocorrerão dos meses de julho a novembro.

Confira o cronograma das lives:

  • 8 de julho: Concílio Vaticano II: o que é, para que e para quem?;
  • 5 de agosto: Gaudium et Spes;
  • 2 de setembro: Dei Verbum;
  • 7 de outubro: Sacrosanctum Concilium;
  • 4 de novembro: Lumen Gentium.

Primeira live

Iniciando-se no mês de julho, a primeira live introduzirá o tema do Concílio Vaticano II, com transmissão pelo link a seguir. Para não perder a formação, ative a notificação do canal do YouTube da Arquidiocese.

Acompanhe em: