sábado

, 25 de maio de 2024

Arquidiocese de Mariana recebe vela celebrativa pelos 180 anos da IAM

29 de agosto de 2023 Arquidiocese

Padre Fernando e as crianças da IAM de Piranga durante a homilia da Missa de abertura da peregrinação da vela comemorativa dos 180 da IAM – 19/08/2023

Em comunhão com a Pontifícia Obras Missionárias (POM), a Arquidiocese de Mariana realiza a peregrinação da vela comemorativa dos 180 anos da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Iniciada no dia 19 de agosto, a primeira paróquia a receber o símbolo comemorativo foi a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG).

Cada (Arqui)diocese brasileira, onde a IAM está instalada, recebeu uma vela que peregrinará em todos os grupos durante este ano celebrativo. As velas foram confeccionadas pelas irmãs clarissas do Mosteiro Santa Clara de Deus Trino, em Brasília-DF. Em cada unidade produzida, as religiosas rezaram uma Coroinha das Alegrias de Nossa Senhora pelos grupos da IAM que irão utilizá-las.

Na Arquidiocese de Mariana, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, foi escolhida para iniciar a peregrinação, uma vez que foi a primeira a implantar a obra da IAM tendo aproximadamente 22 anos de trabalhos ininterruptos.

Na ocasião, as crianças e adolescentes missionários de Piranga participaram da Celebração Eucarística presidida pelo Assessor Arquidiocesano da IAM, Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, para acolher a vela comemorativa. As próximas cidades já confirmadas para receberem a visita são Congonhas, Barbacena, Ponte Nova, Acaiaca, Ouro Preto e Mariana.

Acolhida da vela peregrina

IAM na Arquidiocese de Mariana

Mesmo durante a pandemia, a IAM permaneceu ativa em algumas cidades da Arquidiocese. Como não era possível realizar os encontros presenciais, foi criado um grupo no WhatsApp com todas as crianças, adolescentes e assessores.

Várias atividades virtuais foram realizadas nesse período, como a reflexão do Evangelho Dominical acompanhada de dinâmicas com sorteios, os encontros mensais, as formações e a Novena de São José durante o ano dedicado ao Pai Adotivo de Jesus, proclamado pelo Papa Francisco em 2020. Uma verdadeira reinvenção missionária.

Atualmente, a Infância e Adolescência Missionária na Arquidiocese de Mariana é coordenada pela leiga Iva Fernandes e assessorada pelo Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos Santos, pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, em Ponte Nova. Cada região pastoral e paróquia também possui seu coordenador leigo.

Neste momento pós-pandemia, em que a Igreja se organiza para retomar plenamente suas atividades, o empenho de todos os assessores se une aos esforços da coordenação para fazermos com que a brasinha tímida da IAM que ainda resiste possa voltar a ser uma chama viva como a da vela peregrina.

A dedicação das crianças, adolescentes e assessoras da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, é mais um exemplo vivo de que Deus nos impulsiona a buscarmos diariamente à santidade e de que, com as graças de Deus, veremos, cada vez mais, o brilho da IAM no protagonismo da Missão.

Sobre a IAM

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária foi fundada em 19 de maio de 1843 e começou com o nome de Obra da Santa Infância. Dom Carlos Forbin-Janson, então bispo de Nancy, na França, comoveu-se com a realidade das crianças, descrita pelos missionários que evangelizavam na China.

Diante dessa situação, ele conversou com Paulina de Jaricot, fundadora da Obra da Propagação da Fé e convocou as crianças da França para ajudarem. As crianças francesas aceitaram e comprometeram-se em rezar uma Ave-Maria por dia e doar uma moeda ao mês em prol daquelas crianças como expressão de caridade cristã e solidariedade universal.

Eis que a vela foi acesa!

Eis que a vela foi acesa
sua chama iluminou a todos nós
e mostrou-nos que a missão não está perdida.
A Luz nos chama, ao Bem, entregar as nossas vidas!
O que devemos é atar nossa dedicação em um único e intenso nó.
Nunca foi fácil ser missionário, mas é na dificuldade que reside a Beleza,
veja, de todos juntos, de mãos dadas, podermos ser o Corpo da Igreja.

Com Jesus e com Maria: Missionários todo dia!
De todas as crianças e adolescentes do mundo: Sempre Amigos!

 

Texto e fotos: Assessores da IAM Arquidiocese de Mariana-MG