quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana se prepara para o 3° Ano Vocacional

09 de novembro de 2022

Entre 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023 a Igreja no Brasil vivencia o 3º Ano Vocacional: um momento de oração e graça que festeja os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Trazendo como tema “Vocação: graça e missão” e como lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), a Arquidiocese de Mariana une-se à Igreja no Brasil e se prepara para viver este momento importante para o fortalecimento do chamado vocacional.

Para isso, estão sendo organizadas algumas atividades que irão ocorrer ao longo de todo o Ano Vocacional como lives, encontros com os coroinhas e acólitos, disponibilização de roteiros para rezar a Hora Santa, vivência da Semana Vocacional 2023 e Encontros Vocacionais.

Segundo o Promotor Vocacional da Arquidiocese de Mariana, Padre Rosemar Condé, essas propostas visam marcar este ano com atividades em âmbito arquidiocesano e também paroquial, sobretudo, com a motivação para a criação e implementação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs). “A experiência do ano vocacional, com certeza, será uma oportunidade riquíssima de impulsionarmos os trabalhos vocacionais em nossa Arquidiocese”, ressalta.

Por sua vez, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, ao dirigir-se em carta aos párocos e administradores, destaca que o 3º Ano Vocacional “será uma oportunidade valiosa para que nossa Arquidiocese de Mariana renove o vigor e a beleza de todas as vocações que tem no Batismo sua fonte e origem”. Ainda na carta, ele expressa o seu desejo para que todas as paróquias e comunidades desenvolva atividades que proporcionem o aprofundamento dos leigos e leigas sobre suas vocações, bem como nas crianças e jovens.

Ações em novembro

Para este mês, algumas ações relacionadas ao 3º Ano Vocacional irão acontecer. Introduzindo o tema na Arquidiocese, acontece no dia 14 de novembro, às 19h30, uma live sobre o Ano Vocacional, quando serão apresentados o tema, o lema e o texto-base que ajudarão a iluminar as reflexões ao longo do ano. A conversa será transmitida pelo canal do YouTube do Seminário São José.

Também como parte da programação, no dia 19, às 10h, cinco jovens serão ordenados presbíteros em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana. A ordenação será realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), e transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana.

Já no dia 20 de novembro, às 15h, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Mariana (MG), acolhe a abertura oficial do 3° Ano Vocacional, em Celebração Eucarística presidida por Dom Airton José dos Santos. Para esse dia, todas as paróquias foram convidadas a enviarem representantes para participar da cerimônia.

Ainda, o Arcebispo motiva as paróquias desta Igreja Particular a realizem também a abertura local do Ano Vocacional no fim de semana dos dias 26 e 27 de novembro.

Conheça a Oração do Ano Vocacional:

Senhor Jesus,

enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os

pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso

chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças,

adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar,

com generosidade e vigor,

a serviço do Reino,

em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a

vocação aos Ministérios Leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada

e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação

e a responder com alegria.

Amém!

Conheça o hino do Ano Vocacional:

Imagem: Reprodução do site do Ano Vocacional

Veja também:

Diáconos transitórios serão ordenados presbíteros em novembro

Ano Vocacional 2023: conheça o site, as redes sociais e os subsídios preparatórios

Estão abertas as inscrições para a Semana Vocacional 2023

Atualizado em 11/11/2022 às 11h37

Agenda

VEJA TAMBÉM