sábado

, 25 de maio de 2024

Arquidiocese lança livro sobre o conjunto arquitetônico da Catedral de Mariana

26 de abril de 2024 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana lança na noite desta sexta-feira, 26 de abril, o livro “Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico”. O evento acontece a partir das 20h, em Mariana (MG), e será antecedido pela Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

Publicado pela Editora Dom Viçoso, a obra registra os trabalhos de restauração realizado no templo religioso por quase sete anos e entregues à comunidade em dezembro de 2022. Além disso, reflete sobre o significado dessa Catedral, a primeira de Minas Gerais e Igreja Mãe da Arquidiocese de Mariana.

Dessa forma, é abordada a importância artística e arquitetônica da Catedral de Mariana, bem como aspectos teológicos, filosóficos, do conjunto pictórico, dos entalhes, das festas e devoções, dos paramentos e do precioso Órgão Arp Schnitger. Além disso, faz um paralelo com as construções de Catedrais contemporâneas, não só no aspecto da arquitetura, mas também da religiosidade, relembrando os significados da primeira catedral erguida em Minas Gerais.

“Dada a visão global dessa obra, ela se torna importante instrumento para o conhecimento da história dessa Catedral, importante para Mariana, para Minas Gerais e para o Brasil”, defende um dos organizadores do livro, o Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani.

Sobre a obra

Organizado pelos Padres Edvaldo Antônio de Melo e Geraldo Dias Buziani, o livro surgiu a partir da realização do Simpósio Filosófico-Teológico promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) em maio de 2022. À ocasião, o evento teve como tema Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico do monumento”.

A iniciativa é uma parceria entre a Arquidiocese de Mariana, o Seminário São José, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção e a FDLM.

Como adquirir o livro?

O livro “Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico” pode ser adquirido na secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Assunção no valor de R$ 60,00. Para postagem pelos correios o valor é de R$ 80,00.

Outras informações podem ser consultadas pelo número (31) 3557-1216 ou no e-mail catedralmariana@yahoo.com.br.

 

Fotografia: Caio Amora