segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Pastoral da Juventude na Região Mariana Sul elege nova coordenação em Assembleia

20 de novembro de 2023 Arquidiocese

No dia 11 de novembro, a Pastoral da Juventude da Região Mariana Sul realizou sua IX Assembleia Pastoral. Reunidos no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG), os jovens da PJ participaram deste encontro eletivo para escolherem seus novos coordenadores e assessores regionais.

A Assembleia iniciou-se com apresentação daqueles que seriam os responsáveis em assessorar o momento e organizar a eleição: Kênia Costa Tavares, da Equipe de Metodologia da Coordenação Arquidiocesana da PJ, e Marcos Siqueira, Secretário Arquidiocesano da PJ até o ano de 2025.

A Assembleia girou em torno de três momentos, seguindo a metodologia do “Ver, Julgar e Agir”. A proposta era rever a história da Pastoral da Juventude, explicando a função de cada cargo e suas atribuições, com a apresentação da atual conjuntura da pastoral e a equipe regional que hoje atua.  Em seguida, cada paróquia se organizou em grupos para que fossem sugeridos nomes para compor a próxima representação regional do próximo triênio, além de assessores para a nova equipe.

Foram eleitos para a nova coordenação:

  • Antônio Amorim: Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo (Forania Alto Rio Doce);
  • Gabriel Ferreira Silveira Netto: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (Forania de Rio Pomba);
  • Gilmar Santos: Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (Forania Carandaí);
  • Kawan Baptista de Oliveira Ferreira: Rio Pomba (Forania de Rio Pomba);
  • Maria Clara Araujo Martins: Rio Pomba (Forania de Rio Pomba);
  • Vívian Carvalho Vargas: Rio Pomba (Forania de Rio Pomba).

Já os novos assessores eleitos foram:

  • Benedito Damasceno Filho: Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (Forania de Carandaí);
  • Vítor Marcelino Costa:  Rio Pomba (Forania de Rio Pomba).

Nova Coordenação e Assessores da PJ na Região Mariana Sul.

Na avaliação de Benedito Damasceno Filho, mais conhecido como Bené, a Assembleia “foi um momento muito rico e de uma espiritualidade profunda que enriqueceu os jovens de algumas paróquias da região, como também a nós, assessores, que ali marcamos nossa presença, demonstrando todo o nosso apoio à juventude”.

Para ele, e nova Coordenação Regional da PJ é “uma expressão juvenil sabedora e ciente de sua missão nos trabalhos eclesiais e sociais, para que tenhamos uma Igreja onde resplandeça o Rosto de Deus, seguindo as orientações do Magistério da Igreja orientado pelo nosso amado Papa Francisco”. “Todos juntos na missão de construir a ‘Civilização do Amor’”, afirmou.

“Foi um momento muito importante para a juventude da Região Mariana Sul”, definiu o Secretário Arquidiocesano da PJ, Marcos Siqueira, sobre o momento. De acordo com ele, foi especial ter assessorado a Assembleia, pois foi nessa região, em 2013, que ele conheceu e se encantou com a proposta de evangelização da PJ.

“Gostaria de ressaltar que, na Região Mariana Sul, duas frases importantes foram ditas para motivar os trabalhos da PJ: em 2013, o saudoso Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, na missa de encerramento do 8º Seminário Arquidiocesano da PJ, motivou os presentes com a seguinte frase: ‘não deixem a PJ morrer’; e no ano de 2017, Padre Geraldo Martins, na XI Assembleia arquidiocesana da PJ, disse: ‘feliz a diocese que não sepultou a PJ’”, pontuou Marcos. A fala de Dom Geraldo pode ser assistida AQUI

“Aos membros da antiga coordenação regional da PJ, deixo, aqui, meu muito obrigado por todos os trabalhos realizados nos últimos anos e aos novos coordenadores, muita força e fé para vencer os desafios que virão pela frente. Contem comigo para o que precisarem”, disse o Secretário Arquidiocesano da PJ.

Ao final da Assembleia, os participantes elencaram propostas para o próximo triênio, com apontamentos e ponderações dos presentes, definindo como serão realizados os próximos trabalhos.

Texto: Bruno Fernando, Marcos Siqueira e Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: PJ Região Sul

Atualizado em 23/11/2023 às 14h41

Veja também:

Arquidiocese de Mariana promove peregrinação da juventude à Barbacena

Agenda