sexta-feira

, 12 de julho de 2024

Assessores dos setores das juventudes traçam planos para a caminhada dos jovens na Arquidiocese

01 de setembro de 2023 Arquidiocese

Aconteceu nesta quarta-feira, 30 de agosto, uma reunião para tratar a forma com os assessores religiosos da Arquidiocese de Mariana pode desenvolver seu cuidado pastoral para com a juventude. Entre os assuntos abordados, foi apresentado um diagnóstico da caminhada e perspectivas de trabalho.

À ocasião, foi conversado sobre o pedido do Papa Francisco por uma Igreja Sinodal. Dessa forma, cabe a cada um promover entre a juventude um caminho comum, oportunidades de encontro e escuta dos seus anseios. “Os jovens estão presentes de diferentes maneiras em nossas comunidades, seja pela Pastoral da Juventude (PJ) ou pelos movimentos jovens. Devem ser acolhidos e incentivados à perseverança na missão”, descreveu o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, Padre Edir Martins Moreira.

Outro tema discutido foi o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Na reunião, deliberou-se pela realização de um encontro com as representações jovens no dia 30 de setembro, em Mariana (MG), de 9h às 12h, visando a organização do evento. Até a data, os assessores regionais ficaram encarregados de se encontrarem com as expressões juvenis, em vista de começar a escutar as sugestões para a realização deste DNJ.

Estiveram presentes na reunião o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira; o assessor da Pastoral Juvenil Arquidiocesana, Padre Edir Martins Moreira, e os assessores regionais: Padre Carlos Heitor Fidelis, Padre João Luiz da Silva, Padre Wagner Balbino e Padre Wesley Pires.

Também participaram o Assessor da Pastoral Universitária, Padre Paulo Nobre, o Assessor da Renovação Carismática Católica (RCC), Padre Carlos Renato, e o Padre Thiago José Gomes, que acompanha o Movimento Emaús.

Segundo Padre Edir, a ideia é que a Pastoral da Juventude, unida aos movimentos jovens presentes na Arquidiocese de Mariana, possa dialogar, sem perder o que é fundamental nos diferentes modos de ser Igreja, e unir força pela comunhão eclesial.

Texto e imagem: Padre Edir Martins Moreira

Leia também:

Equipe Central da Pastoral Juventude para o triênio 2023-2026 é acolhida

Comissão para a Juventude da CNBB divulga o cartaz do DNJ 2023