sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Equipe Central da Pastoral Juventude para o triênio 2023-2026 é acolhida

01 de setembro de 2023 Arquidiocese

No último final de semana, nos dias 26 e 27 de agosto, aconteceu na cidade de Piranga (MG) a reunião de transição da Equipe Central da Pastoral da Juventude (PJ) do triênio 2019 a 2022 para o triênio 2023 a 2026. À ocasião, onze jovens das cinco regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana estiveram presentes, bem como o Assessor Arquidiocesano das Juventudes, Padre Edir Martins Moreira.

A nova Equipe Central exercerá a função de coordenação da Pastoral da Juventude nos próximo três anos (2023-2026), desenvolvendo eventos, cursos, formações, momentos orantes, etc. Os integrantes foram escolhidos e assumiram o serviço na última Assembleia Arquidiocesana da PJ, em abril deste ano, na cidade de Ponte Nova (MG), que, devido à pandemia, precisou ser adiada por um ano.

A nova equipe é composta pelos seguintes representantes regionais:

Região Mariana Norte:

  • Ryan Santos, grupo JIM, da Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto;
  • Kênia Tavares, grupo JUM, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana;

Região Mariana Leste:

  • Carla Vieira, grupo JUBAC, Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Grama;
  • Alexandra Silva, grupo Jovem Coragem, Paróquia Santíssima Trindade, em Ponte Nova;

Região Mariana Oeste:

  • Ana Luiza, grupo AUJ, da Paróquia São José Operário, em Ouro Branco;
  • Cássia Fernandes, grupo Anjos Preciosos de Deus, Paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete;

Região Mariana Centro:

  • Silvia Nepumuceno, grupo, JUAC, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga;

Região Mariana Sul:

  • Núbia Amaral e Maria Tereza, do Grupo Jempe, da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí;

Articulador Arquidiocesano: Bruno Queiroz, grupo Jempe, da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí;

Secretário Arquidiocesano: Marcos Siqueira, grupo AUJ, Paróquia São José Operário, em Ouro Branco;

Assessor Leigo: William Paiva, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba;

Representante do Grupo de Trabalho Refúgio das Flores: Olívia Coelho, Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto.

Segundo a Assessora Leiga do triênio 2019 – 2022, Elenice Simões, “estar no serviço de assessoria leiga da Equipe Central da Pastoral da Juventude foi uma experiência muito significativa porque servir a Deus, por meio da PJ, é uma graça, um dom muito especial que recebemos”. Destacando que o período foi desafiador, devido à pandemia, ela relatou que foi preciso buscar novas formas de continuar com o trabalho de evangelização. “Foi também um grande aprendizado, pois sempre temos algo a aprender com a juventude, ela sempre nos coloca em movimento e nos mantém jovens também”, disse.

Assumindo a responsabilidade de representar a Região Mariana Norte no próximo triênio, Ryan Santos contou que este momento da acolhida era muito esperado desde a Assembleia Arquidiocesana da PJ. “Essa reunião é o ponto de partida de um novo capítulo da história da PJ na nossa Arquidiocese e desta vez, mais do que nunca, posso contribuir ativamente com a construção de novos caminhos e formas de evangelização para os jovens da nossa ArqMãe”, afirmou.

Para ele, “fazer parte dessa história, que em 2023 completa 35 anos em nossa Arquidiocese e 50 anos no Brasil, é algo de muita felicidade”. “Espero contribuir com meus companheiros e companheiras de Equipe, que vêm com um ar de renovação e de muita esperança para os caminhos que nós, jovens, temos a seguir rumo a civilização do amor”, enfatizou o jovem de Ouro Preto.

Aos amigos que contribuíram nesse último triênio fica o agradecimento a todos os serviços prestados, o tempo investido e o carinho com a proposta de uma civilização mais justa e mais fraterna. Que Deus possa abençoar grandemente cada um de vocês e até que tornemos a nos encontrar, que Deus te aguarde no calor do seu abraço!

Membros da nova Equipe Central da PJ.

Texto: Equipe central Pastoral da Juventude

Fotos: Ryan Santos e Ana Dutra

Agenda