sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Basílica do Sagrado Coração de Jesus comemora os 150 anos de fundação do Apostolado da Oração no Brasil

07 de outubro de 2021 Arquidiocese

“Ao Cristo Rei, juramos todos: Honra e amor, reparação! Na luta forte e gloriosa do Apostolado da Oração!”.

Com a motivação das palavras oriundas de um cântico antigo em honra ao Sagrado Coração de Jesus, rendemos graças ao Bom Deus pelos novos membros participantes do grupo do Apostolado da Oração da Paróquia Santuário Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG). Os mesmos foram acolhidos no dia 1° de outubro, data em que, a Igreja Católica celebra, em sua liturgia, a Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Neste ano, além de ter coincidindo com a primeira sexta-feira do mês – votiva ao Sacratíssimo Coração de Jesus -, de maneira especial, os membros dos mais diversos grupos do Apostolado da Oração espalhados por todo o Brasil se uniram em uma só voz, para elevar ao Eterno Pai um Hino de Louvor e Ação de Graças por tantas bênçãos e obséquios concedidos ao longo destes 150 anos de atuação do Apostolado da Oração em solo brasileiro.

A Santa Missa Festiva foi presidida pelo colaborador paroquial da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), padre Euder Daniane Canuto Monteiro. Além disso, atualmente, o sacerdote é também o diretor do Instituto de Filosofia do Seminário Arquidiocesano São José e membro do Conselho de Formadores do seminário. A celebração ainda contou com a participação dos seminaristas provenientes da nossa comunidade paroquial, Eduardo Lucas Rocha e Bruno Gomes.

Em sua homilia, padre Euder destacou que o Apostolado da Oração é uma consoladora realidade na Igreja de ontem e de hoje. Um serviço à Igreja, serviço diário, humilde, concreto, que se inicia em casa, em família. Ainda, salientou sobre o trabalho de um verdadeiro missionário, que não busca méritos próprios, mas a implantação do Reino do Sagrado Coração de Jesus nos pequenos detalhes das nossas atividades cotidianas. Com suas sábias palavras, padre Euder levou os fiéis presentes na Basílica a uma grande comoção, por notarem que este sacerdote é um homem de viva fé, virtuoso e realmente comprometido com o projeto salvífico de Jesus.

Ao todo, 69 novos membros, sendo 65 mulheres e 04 homens, receberam a fita rubra e adentraram nas fileiras do Apostolado. Também tivemos a imposição da fita rubra a 12 novas zeladoras, responsáveis por informar e orientar um grupo de membros que são confiados aos seus cuidados. Além disso, 56 membros já ativos nas atividades do grupo renovaram sua fita e suas promessas, ou seja, trocaram a fita estreita pela larga, como foi orientado pela Diretor Nacional Padre Eliomar Ribeiro, SJ, em dezembro de 2019. Todos os membros participantes consagraram-se ao Sacratíssimo Coração de Jesus, externando o seu compromisso assumido, e a dedicação a que se comprometeram ter para com o Coração Amoroso do nosso Deus.

Ao darem seu “sim”, assumiram um compromisso de amor e de responsabilidade, compromisso de zelar, honrar e propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, sendo fieis propagadores desta piedosa devoção que emana do lado aberto do Coração que fora transpassado no altar da Cruz por Amor a humanidade. Ser membro do Apostolado da Oração é acima de tudo ser outro Cristo na vida daqueles que estão ao nosso redor.

Que de um polo a outro da terra, ressoe uma só voz: louvado, bendito e amado seja o Sacratíssimo Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Deus!

Texto: Leonan Rezende – Coordenador do grupo do Apostolado da Oração da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete – MG.

Crédito das imagens: Mauro Dutra de Faria

Agenda