A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), realizou no último domingo, 06 de março, a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2022 que neste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26). A celebração, que contou com a presença de representantes das diversas instituições de ensino presentes no território paroquial, marcou também a acolhida dos estudantes universitários que estão chegando para o retorno das aulas presenciais na cidade.
A celebração foi presidida pelo Vigário Geral para o Clero e assessor da Pastoral Universitária na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Monsenhor Danival Milagres Coelho, e concelebrada pelo pároco, padre Adilson Luiz Umbelino Couto, que acolheu a todos com muita alegria. Além dos estudantes, também fizeram presentes representantes da Superintendência Regional de Ensino (SER), Secretaria Municipal de Educação e alguns professores da UFOP, bem como membros do seu corpo administrativo.
Inspirado na Liturgia da Palavra do primeiro domingo da quaresma, assim como no tema e lema da CF/2022, Monsenhor Danival exortou a todos para uma vivência comprometida de uma educação humanizadora, em nível integral, e também para os valores morais e cristãos. Além de incentivar a todos para uma responsabilização no processo de formação, bem como buscar uma espiritualidade que vai para além da técnica e da ciência.
Segundo o sacerdote, é preciso darmos razão à nossa fé, sendo que esse encontro entre a fé e razão acontece quando buscamos aprofundar nossa reflexão com sabedoria e amor. Ainda, Monsenhor Danival disse que foram muitas as batalhas para que todos chegassem até aqui, e a partir de agora, serão muitas as lutas que todos precisarão superar. Falando a partir da realidade da Universidade, do ambiente das instituições de ensino, e também das repúblicas, onde vivem grande parte dos estudantes que não são da cidade de Ouro Preto, o padre trouxe palavras de incentivo e também de “exortações” para que todos façam um caminho saudável e digno deste tempo de graça que Deus concede a cada um.
Ao final da celebração, a professora Rita Cota, que é membro atuante da Paróquia Basílica de Nossa Senhora do Pilar, trouxe palavras de carinho e acolhida a todos, destacando que a comunidade paroquial quer contar com cada um no dia a dia da nossa caminhada, assim como, todos também poderão contar com a Paróquia.
Texto: Pascom da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar
Fotos: Fabiana/Pascom da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar