sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Educação é tema em destaque da Campanha da Fraternidade 2022

04 de março de 2022

No último dia 02 de março, Quarta-Feira de Cinzas, iniciou-se oficialmente a Quaresma, período marcado pela penitência, reflexão e ações concretas de solidariedade. Em sintonia com esse tempo, a Igreja Católica no Brasil vive, todos os anos, vivência a Campanha da Fraternidade promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1962.

Em cada ano, diferentes assuntos são colocados em pauta, a fim de discutir e fortalecer o espírito fraterno e refletir segundo os ensinamentos de Cristo. Para 2022, o tema escolhido foi “Fraternidade e Educação” e tem como lema a passagem bíblica “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26).

Guiados pela luz da Palavra, o objetivo geral da CF para esse ano é promover diálogos sobre a realidade educativa no país, em busca de propor caminhos a favor do humanismo integral e solidário, refletindo o modo de educar de acordo com a perspectiva da fé cristã católica.

Objetivos específicos

Inicialmente, a CF 2022 busca com esse tema analisar o contexto que engloba a educação em nossa cultura atual, levando ainda em consideração a pandemia. Além disso, o impacto das políticas públicas na educação também será uma vertente de reflexão, assim como o papel da família neste âmbito e o uso dos valores e referências da Palavra de Deus.

Ainda, a Campanha da Fraternidade quer incentivar propostas educativas que promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum, de acordo com referências do santo Evangelho, além de tentar estimular uma ação pastoral junto às instituições de ensino no país. Por fim, tem também o propósito promover uma educação comprometida com novas formas de economia, política e de progresso, especialmente, na vida dos mais pobres.

Educação como foco

Essa é a terceira vez que a Campanha da Fraternidade incentiva o debate sobre educação. O tema foi destaque primeiramente em 1982, quando teve como lema “Para que todos tenham vida”. Já em 1998, foi “A serviços da vida e da esperança”.

Dessa vez, a escolha foi incentivada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco no dia 15 de outubro de 2020. Com o lançamento, o Santo Padre faz um chamado a todas as pessoas e instituições do mundo para priorizarem uma educação humanista e solidária, com intuito de mobilizar e transformar a sociedade.

Arquidiocese de Mariana

Na Arquidiocese de Mariana, a Campanha da Fraternidade foi aberta oficialmente no dia 02 de março, em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG).

A fim de buscar ajudar os fiéis a conhecerem e entenderem a temática desse ano, ao longo do mês de fevereiro, a Escola Fé e Política Dom Luciano promoveu uma série de formações sobre a CF. O estudo foi dividido em três encontros, transmitidos e disponibilizados no canal do YouTube e página do Facebook da Arquidiocese de Mariana, e teve a assessoria do padre Lambert Noben, MO, e do Secretário Executivo do Setor de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista. Confira a formação AQUI

Coleta da Solidariedade

Em sintonia com a CF e o Tempo da Quaresma, no Brasil, acontece na celebração do Domingo de Ramos a Coleta do Fundo Nacional da Solidariedade (FNS), instituída em 1998 durante a 36º Assembleia Geral da CNBB. Fruto da generosidade e gesto concreto dos cristãos durante a Quaresma, essa coleta é um importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria.

Do valor arrecadado, 60% permanece na Igreja Particular de origem, ou seja, na Arquidiocese de Mariana, para ser utilizado nas ações de solidariedade locais por meio do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Já os outros 40% compõem o FNS, que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Materiais disponíveis para download

A CNBB, por meio do seu setor de Campanhas, disponibilizou uma série de materiais sobre a CF 2022 para download como o pacote de identidade visual, o cartaz, spots para rádios, vídeos para televisões, hino, etc. Para conferir e baixar os conteúdos, CLIQUE AQUI.

Confira a oração da CF 2022:

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso,

dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.

Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que

a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos

e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço,

e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres,

nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém.

Conheça o hino:

*Com informações e imagens da CNBB Nacional e Campanhas CNBB

Veja também:

CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2022

Mensagem de Dom Airton para a Quaresma 2022

Papa Francisco envia mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade

O que a Quaresma tem a ver com a Campanha da Fraternidade?

Papa para a Quaresma: “Não nos cansemos de semear o bem”

Celebração da Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma

Presidência da CNBB apresenta carta do episcopado brasileiro às famílias, educadores e gestores

Agenda

VEJA TAMBÉM