quinta-feira

, 28 de março de 2024

Celebração da Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma

07 de março de 2022 Arquidiocese

A Igreja Católica celebrou nesta Quarta-Feira de Cinza, 02 de março, o início do Tempo Litúrgico da Quaresma. Chamados à conversão, na Arquidiocese de Mariana, os fiéis celebraram esse dia em suas paróquias e comunidades. Já a abertura oficial ocorreu no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

“Nós nos reunimos hoje por um motivo muito especial: vamos começar o nosso caminho de preparação para celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor. Esse tempo de preparação envolve a nossa vida toda: nosso modo de ser, de pensar e de agir; aquilo que nós somos”, disse o Pastor da Igreja Particular de Mariana sobre o Tempo da Quaresma.

Ressaltando que Deus é misericordioso com os seus filhos e os querem bem, em sua homilia, ao refletir sobre a Liturgia, Dom Airton afirmou que o mal só poderá ser expulso somente se cada um de nós se colocar diante de Deus, se reconciliar com Ele e praticar o jejum e a oração. “O mal é como a luz e as trevas. A escuridão não existe; o que existe é luz. Quando não tem luz, tem escuridão, [pois] ela não existe por si só. O mal também. Se falta o bem e se falta aquilo que é da vontade de Deus, o mal reina”, comparou.

Diante disso, Dom Airton pontuou três atitudes que os cristãos devem intensificar durante a Quaresma: a oração, o jejum e a esmola. “Nós podemos, com essas três atitudes, vencer todo mal que existe perto de nós, ao nosso redor, entre nós e no mundo”, enfatizou.

Após a homilia, o Arcebispo Metropolitano de Mariana procedeu o rito de bênçãos e imposição das cinzas.

Campanha da Fraternidade 2022

A celebração também marcou a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 na Arquidiocese de Mariana, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26). “Quem fala com sabedoria, fala pouco, fala o necessário; quem ensina com amor não obriga, não impõe. E nós somos convidados a fazer isto: falar com sabedoria, com profundidade e ensinar com amor tudo aquilo que é bom”, comentou Dom Airton sobre a temática refletida, destacando que os primeiros educadores das crianças são os pais.

Paz no mundo

Atendendo ao pedido do Papa Francisco que convocou todos os fiéis a no dia 02 de março realizarem um Dia de Oração e Jejum pela Paz, especialmente para a Ucrânia, em sua homilia, Dom Airton recordou o chamado do pontífice, enfatizando que “nós somos homens e mulheres que devemos construir a paz” e, como ensina Jesus Cristo, devemos respeitar todas as pessoas a partir daqueles que mais sofrem. Ao final da celebração, o Arcebispo Metropolitano de Mariana leu a mensagem do Santo Padre pela paz no país do leste europeu.

Confira mais fotos AQUI

Veja também:

Dom Airton divulga mensagem para a Quaresma 2022

Educação é tema em destaque da Campanha da Fraternidade 2022

Papa Francisco envia mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade

Papa para a Quaresma: “Não nos cansemos de semear o bem”

Agenda