sábado

, 20 de abril de 2024

Dom Airton divulga mensagem para a Quaresma 2022

03 de março de 2022 Arquidiocese

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, divulgou nesta quinta-feira, 03 de março, a sua mensagem para a Quaresma 2022. No texto, ele destaca que “a Quaresma é tempo de penitência, de busca constante do Senhor e de conversão”.

Campanha da Fraternidade

Recordando que na Quarta-Feira de Cinza ocorreu também a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2022 no Brasil e na Arquidiocese de Mariana, Dom Airton informa que a abertura oficial nas paróquias será realizada neste fim de semana, o primeiro domingo da Quaresma. Para este ano, o tema refletido é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). 

No texto, ele ainda elenca os objetivos gerais e específicos da CF, afirmando que a vivência deles, para os fiéis católicos, se apresenta “na perspectiva do Serviço da Caridade, do Testemunho da Fé que professamos”. 

Para isso, são realizadas duas coletas durante o Tempo Litúrgico da Quaresma: a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, e a Coleta para os Lugares Santos, realizada na Sexta-feira Santa, onde já houver ou for possível, ou, como orienta o Arcebispo, no Domingo da Páscoa, Ressurreição do Senhor. “A exemplo da viúva do Evangelho, todas as doações que fazemos, na Igreja, devem brotar de nosso coração generoso. É uma atitude religiosa e não um pagamento ou contribuição”, ressalta.

“Que este Tempo da Quaresma seja favorável a todos nós! Que aprendamos, sempre mais, a viver como irmãos, responsáveis uns pelos outros. Que neste tempo, tenhamos a disposição de ajudar as pessoas mais carentes e necessitadas. Que nosso testemunho seja fraterno e dialogal para acolher a todos e caminhar unidos buscando a Verdade que é Jesus Cristo, Caminho e Vida”, finaliza.

LEIA AQUI A MENSAGEM NA ÍNTEGRA

BAIXE AQUI O PDF DA MENSAGEM

Veja também:

CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2022

Papa Francisco envia mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade

O que a Quaresma tem a ver com a Campanha da Fraternidade?

Papa para a Quaresma: “Não nos cansemos de semear o bem”

Agenda