A Dimensão Catequética da Região Pastoral Mariana Sul teve, no dia 08 de fevereiro, um encontro de formação especial sobre a Campanha da Fraternidade 2025, no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG).
Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e com o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), os 37 coordenadores, vices e representantes da catequese das 32 paróquias que compõem a região, ouviram do coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre José Geraldo Oliveira, suas colocações sobre o assunto.
O objetivo do encontro foi mostrar e sugerir aos catequistas como falar da Ecologia Integral na catequese e, desse modo, apresentar como o assunto pode ser abordado nas diferentes instâncias em que o catequizando está inserido, além de impactar a realidade em que vivem e sua importância enquanto conceito de “Casa Comum “.
As coordenações presentes se mostraram muito satisfeitas com o aprendizado, pois, o tema foi amplamente discutida pelo grupo.
Para o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo Oliveira, “houve uma grande participação de catequistas nesta formação. Souberam aproveitar bem o momento de estudo da CF. Todos com muito interesse pelo tema. Saíram com propostas excelentes para promover uma catequese que inclua estudo e ações concretas em relação à Ecologia Integral, principalmente para crianças e adolescentes”, destaca o Coordenador.
Formações
A Dimensão Catequética promove formações e momentos de espiritualidade constantemente na região. Para 2025, a Coordenadora Regional, Marlene Bueno, junto com as demais coordenações da Forania, implementarão propostas práticas para contribuir com as catequistas no dia a dia de suas funções pastorais.
Além da formação regional ocorrida, as Foranias de Barbacena e de Alto Rio Doce, também, se reuniram com foco em atividades de acordo com as necessidades levantadas para cada realidade.
“A formação nos trouxe muito aprendizado. Particularmente, considero as explicações do Padre José Geraldo de fácil entendimento. Nos falou de forma clara e objetiva, nos possibilitou um entendimento melhor do assunto e como vamos repassar para os outros catequistas da paróquia. Além disto, estudaremos as formas de trabalhar com os nossos catequizandos para que, cada vez mais, tenham conhecimento e consciência de que estamos todos juntos em prol de cuidarmos da nossa Casa Comum. A mensagem que fica é que juntos […] vamos fazer a diferença. Hoje nos foi proporcionado uma formação enriquecedora”. Andressa, coordenadora da Catequese da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Oliveira Fortes (MG).
“A forma mais simples de explicar e repassar as informações foi o destaque. As falas de Padre José Geraldo foram de fácil entendimento, sem muitas delongas, de forma resumida e prática. Ele realmente foi iluminado pelo Espírito Santo de Deus”. Maria Aparecida Mendes de Araújo, coordenadora da Catequese Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Senhora dos Remédios (MG).
“Formação excelente e de muito aprendizado. Padre José Geraldo foi muito claro e objetivo em suas palavras e ensinamentos. Repassaremos para os demais catequistas para que todos, juntos, possamos trabalhar em favor da nossa ‘Casa Comum’”, Cristiane Célia Monteiro, coordenadora da Catequese da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Capela Nova (MG).
“Cada formação é um grande aprendizado, novas descobertas, novos conhecimentos com o assessor humilde e conhecedor do plano de Deus. Foi excelente o encontro com um vocabulário que o povo entende. Gratidão”. Terezinha Rosa da Silva, catequista da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Mercês (MG).
“A Formação sobre a Campanha da Fraternidade deste ano foi muito rica em orientações, mostrou-nos como ajudar nossos catequizandos e as pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e a relação da fé e a ecologia. Agora é importante colocarmos em prática em nossas Paróquias”, Jovelina Ferreira Condé de Melo, catequista na Paróquia São José, Ressaquinha (MG).
“A formação de hoje foi excelente! A partilha foi muito importante para não só catequizar, mas também sermos catequizados por esse espírito de comunidade”, Ludmilla Vidall, catequista da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Barbacena (MG).
“Apreendemos muito, agora podemos educar, renovar nossa consciência e despertar o espírito comunitário”, Renata Aparecida Bertolini Ferreira, coordenadora da Catequese da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Alfredo Vasconcelos (MG).
“A formação foi excelente! Muito valorosa para todos. O cuidado com a Casa Comum é fundamental. Aprendemos como colocar em prática, na catequese e no nosso dia a dia”, Zulmira Simões, vice coordenadora da catequese na Paróquia Bom Pastor, Barbacena (MG).
“A formação, além de maravilhosa, foi [uma oportunidade] para abrir nossas mentes para a importância dos temas atuais a serem trabalhados na catequese. Saí da formação entusiasmada para repassar para as catequistas e para começar a trabalhar com as famílias. Nas reuniões de boas-vindas dessa semana para os pais, já abordamos o tema e fizemos o gesto concreto de pedir para todos os catequizandos trazerem suas garrafinhas de água”, Juliana Raso, coordenadora da catequese da Paróquia São José Operário, Barbacena (MG).
Texto: Ana Paula Mendes dos Santos – Adaptado
Fotos: Dimensão Catequética
Veja também o artigo:
Campanha da Fraternidade 2025: por uma conversão integral