quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Catequistas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Barbacena, participam de formação sobre pessoas com deficiência

31 de maio de 2024 Arquidiocese

A Dimensão Catequética da Região Mariana Sul continua suas formações voltadas para foranias. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Barbacena (MG), recebeu, no último dia 18 de maio, a especialista em educação inclusiva Mary Cristina da Silva para uma conversa sobre pessoas com deficiência (PcD).

Os catequistas receberam a palestrante com entusiasmo, que tirou algumas dúvidas sobre como ter uma catequese inclusiva, bem como instruções para melhor realizarem seu trabalho junto às pessoas com deficiência, seja com crianças ou com os adultos.

Conforme a Coordenadora Regional da Dimensão Catequética, Marlene Bueno Brandão, as formações são necessárias para que os catequistas saibam o básico com relação a crianças e adultos que necessitem deste apoio. “Não é dizer que agora sabemos tudo para lidar com crianças e adultos com deficiências. Mas já é uma grande ajuda para entendermos melhor sobre o assunto e conseguirmos fazer mais enquanto catequistas”, afirmou.

As informações foram bem recebidas pelos presentes, como ressaltaram os catequistas Wesley Fábio da Silva e Filomena Márcia Martins Silva: “Queremos agradecer a disponibilidade da senhora Mary, a qual com tanto amor e carinho nos proporcionou um momento de conhecimento sobre as crianças autistas, principalmente. Foi uma formação que nos esclareceu muitas dúvidas e nos abriu portas para novos horizontes. Gratidão! Paz e bem!”.

As paróquias da região estão participando de formações na catequese, voltadas para este tema. A agenda regional da Dimensão Catequética tem previsão de abranger as quatro foranias que compõe a Região Mariana Sul, sendo estas explanações separadas por paróquias, em alguns casos, devido à extensão da forania.

O intuito é que todos (as) catequistas recebam a formação, de suma importância no contexto atual, até o fim de junho, e que novas formações já previstas se iniciem.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Leia também:

Dimensão Bíblico-Catequética da Região Mariana Sul promove formação nas Foranias de Barbacena e Rio Pomba