sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Dimensão Bíblico-Catequética da Região Mariana Sul promove formação nas Foranias de Barbacena e Rio Pomba

07 de maio de 2024 Arquidiocese

Formação na Forania de Barbacena.

A Dimensão Bíblico-Catequética da Região Mariana Sul, seguindo o que foi determinado na sua Assembleia Regional ocorrida em outubro de 2023, realizou no mês de abril formação nas Foranias de Barbacena e Rio Pomba.

Com o tema “O trabalho da Catequese para pessoas com deficiência (PcD)”, o encontro contou com profissionais da área de saúde como assessore e abrangeu catequistas de todas as paróquias envolvidas. Além disso, ressaltou o comprometimento com as diversidades no âmbito da Catequese e enfatizou a necessidade da conhecer para ensinar.

Forania Barbacena

Formação na Forania de Barbacena.

Devido à quantidade de paróquias que compõem a Forania de Barbacena, totalizando 15, a Coordenação Regional promoveu formações por paróquia ou a cada duas paróquias em determinada a data. Assim, foi possível abranger maior quantidade de catequistas, que podem replicar as informações colhidas, aos (as) demais.

A assessoria na Forania foi realizada pela neuro-psicopedagoga clínica e hospitalar, Sâmila Monna Lisa Silva Barbosa. Ela esteve presente no dia 20 de abril na Paróquia Nossa Senhora da Assunção e, no dia 4 de maio, na Paróquia São José Operário, que também contou com a presença de catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, para ministrar a formação.

Segundo a Coordenadora da Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Sônia Aparecida de Paula Santos, a formação contou com orientações práticas sobre como lidar com os catequizando que são pessoas com deficiência desde a Catequese infantil até a adulta.

“Foi uma formação muito proveitosa, já que a profissional tem várias formações nas áreas. Fica aqui registrado nossos agradecimentos a Sâmila e Marlene Bueno [Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética]”, disse Sônia Aparecida, frisando a qualidade do conteúdo oferecido.

Formação na Forania de Barbacena, Paróquia São José Operário.

Quem também destacou a qualidade da formação foi a catequista da Paróquia Nossa Senhora, Márcia Cristina Souza Amaral. “Aprendemos como podemos contribuir para a formação religiosa de todas as pessoas, respeitando suas necessidades e diferenças, buscando alternativas inclusivas. É muito importante saber que nossa paróquia e Arquidiocese estão preocupadas em trazer um assunto tão relevante como formação para os catequistas. Essa formação foi essencial, considerando a crescente relevância do tema e a falta de conhecimento entre muitos catequistas. Juntos, podemos tornar nossa comunidade mais acolhedora e acessível para todos”, ressaltou.

Para a Coordenadora na Comunidade Santa Luísa de Marillac da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, Maria da Piedade Tavares de Castro, “a formação é de suma importância para nós, catequistas, pois precisamos de informação para atendermos bem todos os pequenos que chegam a nós respeitando e entendendo as suas necessidades específicas”.

De acordo com a Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética, Marlene Bueno Brandão, está programada mais uma formação em breve sobre o mesmo tema, onde Sâmila ensinará algumas dinâmicas e atividades para melhor atender todos os catequizandos.

Forania de Rio Pomba

A Paróquia São Manoel, na cidade de Rio Pomba (MG), foi quem acolheu as catequistas da Forania de Rio Pomba, no dia 20 de abril, para formação com o mesmo tema. Iniciando com uma manhã de espiritualidade, o momento teve a presença da Coordenadora Regional e assessoria de Irmã Lúcia da Comunidade do Colégio Regina Coeli.

Na oportunidade, a Coordenadora da Forania, Maria Isabel Reis, convidou Rosangela Cancelar, com formação em Enfermagem, para tirar dúvidas sobre formas de trabalhar com as pessoas com deficiência nos encontros de catequese. O Pároco local, Padre Luizmar Rocha da Silva, formado em Psicologia, também auxiliou as explanações da formação.

Os participantes ressaltaram o carinho e atenção com que a paróquia anfitriã preparou todo o encontro, que se encerrou com almoço, ao meio-dia. “Tudo foi preparado com muito carinho pela paróquia, que contou com colaboração de seus fiéis em nos receber de forma tão prestativa”, pontuou Maria Isabel.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos e Sonia Aparecida de Paula Santos
Fotos: Sônia Aparecida de Paula Santos e Pascom da Paróquia São José Operário 

Veja também:

Sueli de Fátima da Silva é a primeira Ministra da Catequese da Arquidiocese de Mariana