sábado

, 20 de abril de 2024

Celebração do Sábado Santo é marcada pela bênção do fogo novo e a renovação das promessas batismais

01 de abril de 2024 Arquidiocese

Concluindo o Tríduo Pascal, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, presidiu na noite de sábado, 30 de março, a solene Vigília Pascal na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG). A celebração foi concelebrada pelo Vigário Paroquial, Johny Sales Figueiredo Dias, e pelo Prior Provincial dos Dominicanos no Brasil, Frei André Luis Tavares, OP.

Conforme a liturgia, a santa missa teve início na porta da Catedral, quando Dom Airton realizou a bênção do fogo novo e preparou o Círio Pascal. Ocorrido o rito, em procissão, adentrou o templo religioso para a celebração.

Proclamadas as sete leituras do Antigo Testamento e da Epístola de São Paulo aos Romanos, a Catedral que se encontrava escura, simbolizando a treva da morte, foi iluminada. Ao som dos sinos e do Glória, as velas dos altares e dos fiéis foram acessas com a luz do fogo novo.

Dando continuidade à celebração, em sua homilia, Dom Airton reforçou o significado da ressurreição. “Nós cremos na ressurreição de Cristo e cremos também que vamos ressuscitar. É esse o ensinamento que recebemos dos nossos antepassados, dos nossos catequistas, dos nossos presbíteros. A Igreja, desde o princípio, nos ensinou essa verdade”, disse.

Além disso, ele explicou sobre a Vigília Pascal, pontuando que ela é a mais densa de sentido do que as outras. “Começamos com a bênção do fogo novo e acendemos o Círio Pascal, que abençoando e consagrando, representa para nós Cristo, luz do mundo. Mas é também a memória daquela coluna de cera que arde a noite inteira, que ilumina, para retomar a lembrança do Povo de Deus no Egito quando foi liberto da escravidão”, detalhou. Na oportunidade, ele comentou também sobre as leituras proclamadas no dia.

Após a homilia, ocorreram a Liturgia Batismal, momento em que foi entoada a ladainha de todos os santos, abençoada a água batismal e renovada as promessas do Batismo, e a Liturgia Eucarística.

A Vigília Pascal foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Arquidiocese e pode ser assistida na íntegra em:

Texto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

Foto: Claudiana Magalhães/Pascom Catedral de Mariana

Leia também:

Milhares de pessoas contemplam a paixão e morte de Nosso Senhor, em Mariana

Agenda