sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Celebrações em Ação de Graças marcam as comemorações do aniversário de posse e natalício de Dom Airton

20 de junho de 2022 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana está em festa: nesta semana, esta Igreja Particular celebra os quatro anos da posse canônica e o aniversário natalício do seu Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos. 

Comemorando as datas, Dom Airton presidirá, em Mariana (MG), duas missas em Ação de Graças. A primeira, recordando a sua posse canônica como sexto Arcebispo Metropolitano desta Igreja Particular, será realizada nesta quinta-feira, 23 de junho, às 18h30, na Igreja e Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Carmo. 

Já no sábado, dia 25, a Celebração Eucaristíca em agradecimento pelo dom de sua vida será às 19h na Igreja Nossa Senhora dos Anjos (Igreja da Arquiconfraria de São Francisco). 

Biografia e trajetória

Dom Airton na cerimônia de sua posse canônica em Mariana

Natural de Bom Repouso (MG), Dom Airton nasceu no dia 25 de junho de 1956, sendo o primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Em 1964, a família mudou-se para a Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde permaneceram até 1967, quando se mudaram para a Vila Sacadura Cabral, na cidade de Santo André.

Em 1979, aos 23 anos, ingressou no Seminário da Diocese de Santo André. Realizou o curso de Filosofia no período de 1979 a 1981, nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo (SP), obtendo o título de Bacharel em Filosofia com Licenciatura Plena. No ano seguinte, em 1982, ingressou no curso de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, em São Paulo. Foi ordenado diácono no dia 31 de agosto de 1985 e presbítero no dia 8 de dezembro do mesmo ano, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André.

Entre agosto de 1998 e junho de 2000, residiu no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde obteve o título de Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi nomeado pelo Papa João Paulo II em 19 de dezembro de 2001 como Bispo Titular de “Felbes” e Auxiliar para a Diocese de Santo André. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 02 de março de 2002, em São Bernardo do Campo, Diocese de Santo André, sendo sagrante Dom Décio Pereira e Co-Sagrantes Dom David Picão e Dom Manuel Parrado Carral. Dom Airton escolheu como lema episcopal “Ut faciam Deus, voluntatem tuam” (Hb 10,9), que quer dizer: “Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”.

Foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo Metropolitano de Mariana no dia 25 de abril de 2018, tendo tomado posse em 23 de junho daquele mesmo ano. Antes disso, em sua trajetória episcopal, foi Bispo Auxiliar da Diocese de Santo André, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes e Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Agenda