sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Celebrações em ação de graças recordam os aniversários natalício e de posse de Dom Airton na Arquidiocese de Mariana

17 de junho de 2024 Arquidiocese

O mês de junho é especial para a Arquidiocese de Mariana, marcado por duas datas importantes na vida do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

No próximo domingo, 23 de junho, celebrando os seis anos da posse canônica de Dom Airton como chefe desta Igreja Particular, uma missa em ação graças será rezada na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), às 19h30.

Já na terça-feira, dia 25, será a vez de render graças por mais um aniversário natalício do Arcebispo Metropolitano. A celebração será às 18h30, na Catedral de Mariana.

Biografia de Dom Airton

Natural de Bom Repouso (MG), Dom Airton José dos Santos é o primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Em 1979, aos 23 anos, ingressou no Seminário da Diocese de Santo André (SP), realizando o curso de Filosofia. Em seguida, cursou Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga (SP). Foi ordenado diácono em agosto de 1985 e presbítero em dezembro do mesmo ano.

Foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Titular de “Felbes” e Auxiliar para a Diocese de Santo André em 19 de dezembro de 2001. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 2 de março de 2002, em São Bernardo do Campo (SP).

Em 2004, foi nomeado Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes (SP), onde permaneceu até 2012, quando foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Campinas (SP).

Após o Papa Francisco aceitar a renúncia de Dom Geraldo Lyrio Rocha ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton foi nomeado, em 31 de maio de 2018, Arcebispo desta Igreja Particular. Sua posse canônica foi realizada no dia 23 de junho de 2018, completando, neste ano, seis anos à frente desta Arquidiocese.