sábado

, 20 de abril de 2024

CF 2024 é refletida em encontro com os coordenadores das Pastorais Sociais da Região Mariana Sul

21 de março de 2024

No dia 16 de março, a Dimensão Sociopolítica de Evangelização da Região Mariana Sul promoveu o primeiro encontro de 2024 com as lideranças regionais das Pastorais Sociais. Com a organização da Assessora Regional, Irmã Arlene Simões, 14 pessoas participaram da reunião que teve como objetivo colocar em prática a Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”.

Marcado pelo comprometimento, o encontro foi aberto com um momento de espiritualidade, quando os participantes vivenciaram reflexões extraídas do subsídio da CF 2024 denominado Encontros, tendi a mística sido preparada a partir da metodologia “Ver, Iluminar e Agir”.

Seguindo o cronograma proposto, dentro do momento “Ver”, Irmã Arlene repassou aos presentes informações da Dimensão Sociopolítica Arquidiocesana, de modo que os coordenadores das Pastorais Sociais tivessem conhecimento do que foi discutido na última reunião Arquidiocesana da Dimensão, ocorrida em fevereiro.

Reunindo-se em grupos, os participantes consolidaram o compromisso de trabalho para ano, a partir de três propostas elencadas pelos coordenadores das Pastorais Sociais, para a vivencia da Campanha da Fraternidade e para nortear o trabalho da equipe da Dimensão Sociopolítica da Região Mariana Sul:

  • Formação para todos os coordenadores das Pastorais Sociais e agentes de pastorais com o tema: Documento-Doutrina Social da Igreja;
  • Divulgação das Pastorais Sociais;
  • União das pastorais com agenda para reuniões a cada trimestre no Centro Pastoral Regional, possibilitando tratar de assuntos que permeiam todas as pastorais.

Para a Irmã Arlene, é preciso “se unir e trabalhar juntos, visando uma Pastoral Orgânica a serviço da vida e da justiça”, disse comentando sobre as propostas.

O compromisso assumido pelos presentes ressalta a importância do trabalho das Pastorais Sociais, bem como a necessidade de uma maior divulgação de trabalhos e de ampliação junto as paróquias. A expectativa, segundo a coordenação da Dimensão na região, é que para o próximo encontro no trimestre seguinte mais coordenadores e representantes se disponham a participar, fortalecendo a caminhada e os acordos firmados.

Veja mais: Gesto concreto da CF, Coleta Nacional da Solidariedade é realizada neste fim de semana.

Texto: Irmã Arlene Simões e Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Ana Carla Mendes dos Santos

Agenda

VEJA TAMBÉM