terça-feira

, 18 de junho de 2024

CNBB lança campanha “É tempo de cuidar do Rio Grande do Sul”

21 de maio de 2024 Igreja no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo gaúcho.

A identidade visual resgata a campanha “É tempo de cuidar”, que aconteceu durante a pandemia de Covid-19, grande momento de envolvimento da Igreja no Brasil na oração e na solidariedade, que agora leva as cores do Rio Grande do Sul. O desenho de uma pessoa com o coração representa um coração que é sempre repleto da caridade de Cristo.

Eixos da Campanha

A iniciativa é composta por três eixos, sendo eles:

  • Oração – Este eixo buscará incentivar e promover momentos permanentes de oração na CNBB e na Igreja no Brasil na intenção de nossos irmãos e irmãs que vivem no Rio Grande do Sul, compreendendo que a oração é sustendo espiritual. A campanha estimulará as pessoas a compartilharem suas iniciativas de oração por meio da hashtag #EuRezoPeloRS;
  • Solidariedade – Nestes eixo, a Campanha buscará incentivar gestos concretos de solidariedade como a doação para o PIX do Sul 3 da CNBB e também a divulgação do AJUDARS uma importante ferramenta construída pelas Igrejas do Sul que canalizam e ajudam a integrar as diferentes formas de cooperação e solidariedade do Brasil e no sul do país;
  • Informação – O eixo da informação buscará produzir e organizar conteúdos e informações corretas, com base na visão de parceiros locais que estão vivendo a realidade de perto. A informação, neste momento, é importantíssima para perceber o que está sendo feito e o que pode ser feito para atenuar o sofrimento e a dor dos irmãos e irmãs do RS. É objetivo da campanha também dar visibilidade para as boas práticas e iniciativas em curso pela Igreja no Brasil.

Conteúdos para diferentes plataformas

A Assessoria de Comunicação da CNBB está coordenando as ações da Campanha junto a um grupo de comunicadores do Brasil, incluindo a Comissão Episcopal para Comunicação e os 19 regionais da CNBB, a Signis Brasil, a Pascom Brasil e arquidioceses e dioceses com vistas à produção de conteúdos voltados para as televisões e rádios de inspiração católica e redes sociais: É tempo de cuidar do RS – CNBB

De acordo com o Assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, a campanha deseja ser coração e mãos solidárias para com a população do Rio Grande do Sul neste tempo de inimagináveis desafios. “Como CNBB queremos apresentar esta campanha, que está baseada num tripé: oração e solidariedade, informação e esperança”.

Padre Arnaldo reforça que a oração e a solidariedade significam duas ações intimamente ligadas (“A fé sem obras é morta” (Tg 2, 17). O segundo item, reflete, faz pensar que existem muitos pontos de informações, e em alguns lugares elas podem dispersar, diluir ou causar insegurança para os que querem colaborar a distância.

Deste modo, por meio da CNBB, uma instituição de credibilidade, o Assessor de Comunicação da Conferência explica que a Campanha quer ser um ponto de referência, unindo informações de diversos lugares do RS, especialmente do Regional Sul 3, para compartilhar com os que procuram.

“A esperança significa todo esse caminho de sustento psicológico e espiritual. Devemos ajudar a população do RS com iniciativas e mensagens de esperança e ânimo e com todas as iniciativas que precisam manter-se vivas, pois temos muito ainda por fazer”, motiva padre Arnaldo.

O hot site organizado pela ASCOM CNBB se propõe a ser uma ferramenta de integração e divulgação da campanha na crença de que a oração, a solidariedade e a informação corretas  possam gerar Esperança para quem, neste momento, encontra-se marcado pela dor e desalento.

Conheça em: www.cnbb.org.br/e-tempo-de-cuidar-do-rs/

Reunião do Consep

As consequências das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul ganharam destaque no início da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta terça-feira, 21. O encontro que reúne a Presidência da Conferência e os presidentes das Comissões Episcopais seria realizado na sede da entidade, em Brasília, mas foi transferido para a modalidade virtual para garantir a presença dos bispos da região junto aos seus fiéis.

Na ocasião, os bispos apontaram perspectivas para o futuro. Saiba mais AQUI

Solidariedade da Arquidiocese de Mariana

No último dia 10 de maio, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, e o Coordenador Arquidiocesano do Serviço da Caridade, Diácono Tanus Henrique, divulgaram uma mensagem pedindo que as paróquias se unissem em solidariedade ao Rio Grande do Sul, bem como revelando a doação feita pela Igreja Particular de Mariana. Leia a mensagem AQUI

Apresentação do “É tempo de cuidar do RS”

O Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, no vídeo, abaixo, apresenta a Campanha e faz um apelo para a Igreja no Brasil se unir no cuidado ao Rio Grande do Sul.

Confira:

Texto e imagens: CNBB/adaptado