segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Comissão Permanente do Fórum Social pela Vida define seus próximos passos de ação

24 de abril de 2023 Arquidiocese

Equipe de trabalho do 8º Fórum Social pela Vida na missa de encerramento. Foto: Tiago Fernandes

A Comissão Permanente do Fórum Social pela Vida, da Arquidiocese de Mariana, se reuniu virtualmente no último dia 18 de abril para traçar os seus próximos passos de ação.

Iniciando o encontro com um momento de oração e partilha do Evangelho do dia, durante a reunião foi realizada uma avaliação do 8º Fórum Social pela Vida, que havia sido efetuada na reunião ampliada da Dimensão Sociopolítica, ocorrida no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), no dia 17 de dezembro de 2022.

Na sequência, foram apresentadas algumas informações e lembranças do último Fórum, realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, na cidade de Carandaí (MG). Segundo os dados apresentados durante a reunião, 247 pessoas se inscreveram para participar do evento, sendo 57,5% mulheres e 42,5% homens. Além disso, a região pastoral com o maior número de inscritos foi a Leste, com 25,9%, seguida da Região Sul, com 25,1%.

Na avaliação da Comissão Permanente, “o 8º Fórum Social pela Vida foi, para todos nós, fonte restauradora que saciou nossa sede do reencontro, alimentou a chama de nossa esperança e fortaleceu nosso desejo de jamais abandonar a luta por justiça e fraternidade. Sentimos, durante todos esses dias, a companhia luminosa do ‘Nosso Dom Luciano, bom samaritano, doce e bom pastor’ e reafirmamos que ele vive na luta do povo e no coração dos que ele amou e serviu”.

À ocasião, também foram recordados os compromissos assumidos na Carta do 8º Fórum Social pela Vida. Leia a carta na íntegra AQUI

Próximos passos

Sobre os próximos passos a serem dados, foram dados os seguintes encaminhamentos:

1) Foram constituídas subcomissões a partir da representação das coordenadorias e assessorias dos Eixos do último Fórum, que ficarão responsáveis por articular a participação dos movimentos populares, pastorais e serviços afeitos a cada compromisso, a saber:

1.1) Subcomissão formada a partir do Eixo Estado do Bem Viver:

– Compromisso assumido a ser implementado:

Organizar o Movimento Fé e Política na Arquidiocese de Mariana, objetivando a formação e a capacitação dos cristãos leigos e leigas, em especial, mulheres, negros e negras e a juventude, com vistas à sua participação na Política Melhor que constrói a sociedade do bem viver.

1.2) Subcomissão formada a partir do Eixo Terra, Teto e Trabalho:

– Compromisso assumido a ser implementado:

Atuar junto aos municípios com vistas ao fortalecimento ou à criação do Conselho Municipal de Habitação, acompanhando sua atuação na implementação de políticas públicas de moradia, especialmente, para a população pobre.

1.3) Subcomissão formada a partir do Eixo Dignidade Humana e Direitos Sociais:

– Compromisso assumido a ser implementado:

Fortalecer, nas pastorais e nos movimentos populares, o trabalho permanente de defesa e promoção da dignidade humana, contra todo tipo de discriminação e preconceito.

1.4) Subcomissão formada a partir do Eixo Ecologia Integral:

– Compromisso assumido a ser implementado:

Criar, ao nível arquidiocesano, a Comissão de Meio Ambiente e Ecologia Integral.

1.5) Subcomissão formada a partir do Eixo Economia de Francisco e Clara:

– Compromissos assumidos a serem implementados:

  1. Elaborar uma cartilha sobre a agricultura urbana e a agricultura familiar com o objetivo de conscientizar as comunidades sobre a importância da alimentação saudável e o uso de sementes crioulas e de terapias naturais.
  2. Identificar na Arquidiocese de Mariana as iniciativas de economia solidária e de agroecologia, e, à luz da Economia de Francisco e Clara e da 6ª Semana Social Brasileira, incentivar sua prática.

A partir dessas definições, as subcomissões deverão convidar outras pessoas para serem parceiras. Além disso, elas têm até o dia 31 de julho de 2023 para se reunirem e iniciarem as suas articulações.

O próximo encontro da Comissão Permanente do Fórum Social pela Vida será no dia 1º de agosto.

Texto: Com a colaboração de Flávia Aparecida Ribeiro – Comissão Permanente do Fórum Social pela Vida

Veja também:

Confira a edição completa do “Pela Vida”, informativo do 8º Fórum Social, em PDF