quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Cônego Geraldo Vidigal de Carvalho celebra seu Jubileu Sacerdotal de Diamante

22 de novembro de 2016 Arquidiocese

A paróquia Santa Rita de Cássia, de Viçosa, Região Pastoral Mariana Leste, convida para a celebração do Jubileu sacerdotal de diamante do cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho. A celebração será no dia 2 de dezembro, às 19h, no Santuário Santa Rita de Cássia.

Leia o artigo do padre Paulo Dionê Quintão, pároco de “Santa Rita de Cássia” sobre o cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho:

1° de dezembro de 1933, nascia o segundo filho de Dr. Cristóvam Lopes de Carvalho e Maria Augusta Vidigal de Carvalho. Aprendeu as primeiras letras na escola da Professora Argina Silvino Ferreira. Fez o curso secundário no Seminário de Mariana e seguiu para o Seminário Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Retornou a Mariana e ordenou-se no dia 2 de dezembro de 1956, na Catedral Basílica de Mariana, depois de cursar Filosofia e Teologia no Seminário São José. Diplomou-se em Filosofia em São João Del Rei. Fez a pós-graduação na PUC Minas, especializando-se em História do Brasil. Obteve certificado de diversos Cursos de Extensão Universitária como o de Jornalismo, na Cásper Líbero em São Paulo; Psicologia Dinâmica e Psicologia Experimental, na Faculdade Dom Bosco; Programa de Capacitação para as Chefias da Universidade Federal de Ouro Preto.

A vocação para o sacerdócio surgiu na vida do Cônego ainda criança. O Pároco de Viçosa era o Padre Álvaro Corrêa Borges. Sempre dizia que queria ser Padre também. Em companhia de seu Pai, ao passar em frente à Matriz, este lhe dizia: “já que seu sonho é ser Padre, então, deve ir ao altar e pedir a Jesus que o faça Padre”. Com grande apoio da família e com grandes Sacerdotes que lhe serviram de exemplo e inspiração, seguiu adiante.

Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano aos 3/12/1961, sua rica biografia inclui os cargos de Professor, em Mariana, na Escola Estadual “Dom Silvério” e no Seminário: de Filosofia, História da América, História do Brasil, Cultura Religiosa nos Cursos de Licenciatura da PUC Minas; de História, Francês, Economia Política e Estatística, na Escola Dom Frei Manoel da Cruz; de Introdução aos Estudos Históricos e Teoria da História, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da UFOP; História da Igreja, Eloquência e História da Filosofia Antiga e Medieval, no Seminário Arquidiocesano São José. Em Viçosa, História e Filosofia, na Escola Estadual “Effie Rolfs”. Ocupou cargos em diversos órgãos e instituições, é poliglota e já recebeu inúmeras homenagens e títulos de reconhecimento. Publicou cerca de vinte livros. Como escritor consagrado, assumiu a cadeira de número doze da Academia Mineira de Letras. É também membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; da Academia de Letras de Mariana e de Viçosa; da Academia Marial de Aparecida, da Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, de Salvador. É um dos diretores regionais da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; da Società Internazionale Tommaso d’Aquino, de Roma e da Sociedade Interamericana de Filosofia.

Sua ampla folha de serviços à Igreja e à Pátria inclui a direção do Jornal O ARQUIDIOCESANO e da Editora Dom Viçoso; Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, época em que presidiu seu Conselho Departamental, integrando ainda o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; membro da Fundação Marianense de Educação; da Revista “Rua Direita” e Coordenador dos Cursos de Licenciatura de Mariana, Extensão da PUC Minas.

Além de suas inúmeras obras publicadas, escreve para vários sites na Internet, abordando temas teológicos, filosóficos, políticos, científicos. Articulista em jornais de circulação nacional, atuando, semanalmente, na Rede Católica de Rádio.

Em Viçosa, onde reside, exerce com generosa disponibilidade seu Ministério, sendo o responsável pelo surgimento de várias comunidades formadas nos bairros da cidade. Preside Missas, diariamente, na Paróquia Santa Rita de Cássia, sendo grande parte no Santuário, oferecendo aos fiéis sua rica pregação e o testemunho de solicitude pela causa de Cristo e de Seu Evangelho, com destaque especial aos inesquecíveis eruditos e magistrais Sermões na Semana Santa, no Jubileu da Padroeira e demais efemérides. Além dos preciosos serviços oferecidos ao Povo de Deus, por meio de conferências, palestras, sobressai a empatia estabelecida com a juventude que o procura para Confissão e Direção Espiritual. Os Grupos Jovens dele recebem segura orientação espiritual, oferecendo-lhes a melhor formação nas Jornadas de Conscientização Cristã, do Grupo Jovens Seguidores de Cristo (JSC) e nos Encontros do Grupo Jovens Unidos em Cristo (JUC) do Bairro Santo Antônio.

O Cônego Vidigal prossegue fazendo o bem, através de sua vasta cultura, austera dedicação e invejável disposição ao trabalho disciplinado, cotidianamente, por um perfil que o configura entre os mais ilustres Viçosenses, verdadeira honra do Clero Marianense.

Padre Paulo Dionê Quintão – Pároco de “Santa Rita de Cássia” – Viçosa – MG

Agenda