sábado

, 25 de maio de 2024

Conferência marca noite de lançamento do livro sobre os restauros da Catedral de Mariana

02 de maio de 2024 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana lançou na sexta-feira, 26 de abril, o livro “Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico”. O evento aconteceu no próprio templo e contou com a presença de fiéis, sacerdotes do clero marianense, seminaristas e autores de artigos da obra.

A obra documenta os trabalhos de restauro da Igreja Mãe de Minas Gerais por meio de seus significados teológicos, históricos e artísticos. Sua composição de capítulos são contribuições de vários especialistas e estudiosos, o que confere ao livro um caráter científico e acadêmico e surgiu no contexto da reabertura da Catedral e do Simpósio Filosófico-Teológico de 2022.

Celebração da Santa Missa antecedeu o lançamento do livro.

À ocasião, compuseram a mesa solene de trabalho os organizadores da obra, Padres Edvaldo Antônio de Melo e Geraldo Dias Buziani, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e a professora e doutora do Departamento de História da UFMG, Adalgisa Arantes Campos, uma dos autores do livro.

Durante o evento, Adalgisa falou sobre o seu trabalho de pesquisa somado à obra, relacionados as festividades da Catedral com a Câmara de Mariana. Os estudos realizados por ela decifraram muitas devoções e carregam com si diversas informações que, agora, podem ser de conhecimento popular.

Professora Adalgisa explicou sobre sua colaboração para o livro no lançamento.

Um exemplo é o de São Francisco de Bórgia, patrono contra o terremoto. Uma imagem admirada pela sua beleza, mas que não se sabia muito. Segundo a autora, o santo foi feito e pago pelo poder público da época, tenho no livro documentos que comprovam esse fato.

Para o Pároco e Reitor da Catedral, o livro é muito importante por ser um registro que será transmitido para gerações futuras. “Com a contribuição de outros autores, fomos enriquecendo e dialogando nessa ideia de publicar essa obra. Ou seja, transformar um estudo que fizemos em uma obra, porque assim você perpetua e favorece que esse conhecimento chegue a mais pessoas”, disse Padre Geraldo, manifestando também sua satisfação em colocar à disposição dos fiéis e da comunidade esse conhecimento.

Fazendo referência ao momento de lançamento, que foi antecedido pela Santa Missa presidida por Dom Airton, Padre Edvaldo expressou seus sentimentos em relação aos resultados desse trabalho. “Alegria em ver as pessoas interessadas por esse patrimônio, por esse templo, tanto ligada à vida espiritual, à vida religiosa, quanto à vida cultural e artística. Ao mesmo tempo, quando eu vejo jovens [presentes] eu sinto a consciência, o valor desse templo, da pesquisa, desse patrimônio, colocado em nossas mãos para o cuidado”, comentou.

Reitor da Catedral de Mariana é um dos organizadores da obra.

A moradora da comunidade e fiel da paróquia de Nossa Senhora da Assunção, Maria Luiza Dias, adquiriu o livro após o evento e disse estar ansiosa para começar a lê-lo pelo enriquecimento que ele traz para todos da sociedade.

Como adquirir o livro?

O livro “Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico” pode ser adquirido na secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Assunção no valor de R$ 60,00. Para postagem pelos correios o valor é de R$ 80,00.

Outras informações podem ser consultadas pelo número (31) 3557-1216 ou no e-mail catedralmariana@yahoo.com.br.

O Arcebispo Metropolitano de Mariana também esteve presente no lançamento.

Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana