quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Conferência Santo Antônio, de Santo Antônio do Grama, marcou presença na Beatificação de Isabel Cristina

14 de dezembro de 2022

De maneira bem concreta, a Conferência Santo Antônio, unidade da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) em Santo Antônio do Grama (MG), se fez presente na cerimônia de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina, ocorrida no sábado, dia 10 de dezembro, no parque de Exposições em Barbacena (MG).

Como se sabe, a jovem Isabel Cristina e sua família eram participantes da família vicentina, inclusive seu pai, José Mendes Campos, que foi presidente do Conselho Central de Barbacena. Em festa, pois, com toda a SSVP, os membros da Conferência Santo Antônio entenderam, na reunião do dia 19 de novembro, que era necessário um gesto concreto para marcar esse momento tão solene para o Brasil, de modo especial, para a Arquidiocese de Mariana.

Desse modo, surgiu a decisão de custear 50% do valor de um transporte saindo de Santo Antônio do Grama para Barbacena, local da beatificação, de tal maneira que, cobrando uma taxa simbólica para completar o valor, fosse possível que membros da família vicentina gramense, bem como demais membros da comunidade paroquial, pudessem se fazer presentes nesse momento tão singular para a Arquidiocese de Mariana que, 277 anos após a sua fundação, ganhou a sua primeira Beata.

A caravana partiu às 04h30 do sábado, após um momento de oração e bênção com o pároco, Monsenhor Caetano Cenaque Piovezzani, na praça da Matriz. Estiveram presentes 24 pessoas, três das quais advindas da Comunidade Jatiboca, a qual também é atendida pela Paróquia Santo Antônio. Na viagem de ida, houve meditação do Evangelho do dia, seguido da oração do Santo Terço. Na volta, às 15h, rezou-se o Terço da Divina Misericórdia. Ainda, de maneira bem animada, foram cantadas diversas músicas católicas.

A cerimônia de beatificação, presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, foi muito emocionante e edificante. Todos que participaram partilharam sua emoção e gratidão pela oportunidade, reafirmando o carinho e devoção pela nova Beata e entusiasmados para seguirem firmes no trabalho pastoral, colaborando com o Reino de Deus, na consciência de que a santidade não é um privilégio, mas um chamado real a todo batizado.

Texto: Isac Hudson, Paróquia Santo Antônio – Santo Antônio do Grama/MG

Foto: Caio Amora

Leia também:

Isabel Cristina é a nova Beata da Igreja

Confira a imagem oficial da Beata Isabel Cristina

Papa Francisco recorda a beatificação de Isabel Cristina

No Domingo da Alegria, Arquidiocese de Mariana festeja a Beatificação de Isabel Cristina

VEJA TAMBÉM