quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Conheça a oração para o 8º Fórum Social pela Vida

11 de novembro de 2022 Arquidiocese

Após publicar o hino do 8º Fórum Social pela Vida, a Arquidiocese de Mariana divulga nesta sexta-feira, 11 de novembro, a oração do evento. Escrita pelo Padre Marcelo Moreira Santiago, a oração reafirma, na perspectiva da fé, o compromisso em defesa pela vida e pelo bem comum.

“A oração proposta para o 8º Fórum Social pela Vida é fruto de uma construção coletiva, a partir do tema (Lutar por justiça e construir fraternidade) e lema (A sociedade do bem viver em nossas mãos) deste Fórum social”, explica Padre Marcelo sobre como foi escrita a oração. Ele ainda destaca que a escrita, até chegar à redação final, recebeu também outras iluminações por parte da equipe organizadora evento.

De acordo com Padre Marcelo, a oração busca ajudar a rezar pelos bons frutos desta iniciativa que alavanca, de modo especial, os serviços da Dimensão Sociopolítica da Evangelização na Arquidiocese de Mariana. “De um modo orante nos colocamos sobre o influxo da Santíssima Trindade e a proteção de nossos padroeiros a serviço da vida plena, na perspectiva do reino, nos alimentandos na alegria de servir, à luz da fé, no compromisso com a ecologia integral na defesa da vida do ser humano e do planeta, nossa casa comum”, pontua.

“Pedimos, assim, para Deus abençoar nosso fórum, a presença pública da Igreja na sociedade, o empenho em somar forças com os movimentos sociais, e com todos de boa vontade, também as instâncias públicas, a serviço da vida e da esperança”, enfatiza o sacerdote.

Conheça a oração:

Ó Deus, nosso Pai, sois o criador de todas as coisas,

A vós confiamos o 8º Fórum Social pela Vida realizado pela Arquidiocese de Mariana,

sinal de seu compromisso com a defesa da vida humana e da Mãe Terra,

nossa Casa Comum.

Encorajai-nos, no seguimento de Jesus, vosso Filho, no combate a tudo

o que ameaça a vida: destruição das matas e dos rios, violência, injustiça,

desigualdade, discriminação, exclusão, desemprego e fome.

Iluminados por vosso Santo Espírito, fazei que perseveremos na luta por

justiça e fraternidade e ajudai-nos a construir cidadania, no campo e na cidade,

a partir dos pequenos e pobres.

Movidos pela cultura do diálogo e do encontro, dai-nos trilhar o caminho da sociedade do bem viver que sonhamos tornar realidade como sinal de vosso Reino entre nós.

A intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São José, Padroeiros de nossa Arquidiocese, alcance a bênção que pedimos para nosso 8º Fórum Social pela Vida.

Amém.

A oração também está disponível em vídeo:

Hino do Fórum

Composto pelo Padre José Antônio de Oliveira (letra) e pelo músico Crisógono (melodia), o hino do 8º Fórum Social pela Vida também dialoga com o tema e o lema propostos para essa edição. Conheça o hino:

Veja também:

Arquidiocese de Mariana divulga o hino do 8º Fórum Social pela Vida