domingo

, 22 de dezembro de 2024

Conheça os que serão ordenados diáconos no próximo dia 23

14 de novembro de 2024 Arquidiocese

Antônio Marcos da Silva Barbosa, João Pedro Silva Ribeiro e Gustavo Geraldo Braz

No próximo dia 23 de novembro, a Arquidiocese de Mariana celebrará a ordenação de três novos diáconos transitórios: Antônio Marcos da Silva Barbosa, Gustavo Geraldo Braz e João Pedro Silva Ribeiro. Os três acólitos são naturais da Arquidiocese e foram formados pelo Seminário São José, em Mariana (MG). Conheça um pouco mais sobre eles:

Antônio Marcos da Silva Barbosa

O acólito Antônio Marcos é natural da cidade de Itaverava (MG), da Paróquia Santo Antônio, na Região Pastoral Mariana Oeste. Tendo concluído as etapas da formação no Seminário, foi enviado para a Paróquia São Sebastião, em Ponte Nova (MG), onde realizou o ano de Síntese Pastoral. Aproximando-se da data de ordenação, Antônio, acentuou a alegria e gratidão a Deus por tudo o que tem feito em sua vida.

“Os sentimentos que trago são de alegria e gratidão a Deus, sobretudo, e à Igreja, por me proporcionarem tamanha alegria em percorrer esse caminho de preparação em prol do serviço e da construção do Reino de Deus. Esta alegria se estende pelo carinho e incentivo recebido das pessoas durante todo o tempo de formação e pela proximidade deste momento tão importante em minha caminhada vocacional. Deus, em Sua infinita bondade, guiou-me nessa jornada em busca de meu discernimento vocacional. Que o Senhor nos ajude nesse propósito que assumiremos diante de Deus e da Igreja, a serviço do Reino”, disse.

Gustavo Geraldo Braz

O acólito Gustavo Geraldo Braz é natural da cidade de Ponte Nova (MG), da Paróquia São Sebastião, na Região Pastoral Mariana Leste. Após ter concluído os estudos no seminário, foi designado para o ano de síntese pastoral na Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais (MG).

Após ter passado por uma etapa na Escola Diaconal São Lourenço, em vista do Diaconato permanente, Gustavo discerniu seguir o caminho para a vida sacerdotal. Hoje, ele relata a sua alegria e gratidão a Deus por guiar os seus passos.

“Os sentimentos que trago no coração é de gratidão a Deus e a todos que contribuíram para o meu processo formativo. Alegria e gratidão ao seminário São José de Mariana pela sólida formação que recebi. A caminhada nesta instituição me ajudou perceber que não somos todos iguais, mas que podemos aprender uns com os outros. A vocação é verdadeiramente uma via de mão dupla, é um chamado de Deus e uma resposta humana. Na alegria da ordenação diaconal, agradeço a Igreja pela confiança em mim, quero pedir a oração de todos vocês para que a cada dia eu possa dizer “eis-me aqui”. Que o Senhor da messe suscite em nossos corações o ardor ao serviço do altar, da Palavra e da caridade”, destacou o acólito.

João Pedro Silva Ribeiro

O acólito João Pedro Silva Ribeiro foi enviado para o seminário pela Paróquia São Pedro, da cidade de Ponte Nova (MG), Região Pastoral Mariana Leste. Tendo concluído as etapas da formação, o jovem foi enviado para Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG), onde realizou o ano de síntese pastoral.

João Pedro relatou que a escolha do tema da ordenação está em sintonia com a celebração dos 150 anos de consagração da Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus e com a nova encíclica do Papa Francisco, Dilexit nos.

“O tema escolhido para nossa Ordenação Diaconal expressa o que sentimos:  ‘Ele formou o coração de cada um’ (Sl 32,15). A escolha do tema brotou de nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus, inspirados também pelo contexto dos 150 anos de consagração da nossa Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus e a imagem peregrina que está passando pelas paróquias. E no desejo de valorizar algo nosso optamos por utilizar o vitral do nosso seminário doado pela paróquia de Ponte Nova”, relatou o acólito.

O vocacionado ainda testemunhou os sentimentos que estão presentes no seu coração, às vésperas da ordenação. “O meu coração está alegre e cheio de gratidão a Deus pelo caminho feito e pela misericórdia com que me olhou. E esta alegria se multiplica com o carinho que tenho recebido de tantas pessoas queridas e por esta data tão esperada que se aproxima.  Louvado seja Deus que formou meu coração para servir e dar a vida”, finalizou João Pedro.

A Ordenação Diaconal será no próximo dia 23 de novembro na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), às 10h.

A celebração da ordenação também será transmitida pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana.

Leia também

Dom Airton ordenará três novos diáconos