terça-feira

, 23 de abril de 2024

Conselho Arquidiocesano de Pastoral realiza a primeira reunião de 2021

25 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizou, no último dia 20 de fevereiro, a primeira reunião de 2021. O encontro, que teve como pauta a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2021 e a 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, aconteceu de forma virtual, pela plataforma Zoom, devido à pandemia da Covid-19, e contou com a participação de aproximadamente 44 pessoas.

Na avaliação do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edmar José da Silva, a  reunião foi muito produtiva e com boa participação de todos os presentes. “Como ação concreta da Campanha da Fraternidade deste ano, decidimos que será criada uma equipe de animação da Dimensão Ecumênica na Arquidiocese de Mariana. Além disso, vamos criar uma equipe para trabalhar as campanhas na Arquidiocese como a da Fraternidade, Evangelização, Missionária, etc”, explicou.

O padre Edmar também destaca que, durante a reunião, foram realizados repasses sobre o processo de divulgação das prioridades pastorais para 2021, que são “o cuidado com a vida ameaçada” e “reflexão sobre o processo de evangelização após o período da pandemia”. Ainda, foram atualizadas as notícias sobre a elaboração do novo Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE), definindo um cronograma de estudo nas paróquias.

“Vários encaminhamentos foram dados com o objetivo de dinamizar o trabalho pastoral-evangelizador na nossa Arquidiocese. Mesmo em tempo de pandemia, decidimos que deveríamos levar adiante o calendário de atividades pastorais para o ano de  2021, incluindo a realização da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral”, destacou o coordenador do CAP. A 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral será realizada nos dias 24 e 25 de setembro de 2021, de forma virtual, e terá como pauta principal a aprovação do novo PAE.

Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021

Durante a reunião do CAP, ao falar sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2021, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton, enfatizou sobre a importância do diálogo na sociedade. “É preciso sempre retomar os desafios que temos. Diálogo não é simplesmente falar o que a gente pensa; diálogo é um comportamento humano e nós devemos aprofundar sempre cada vez mais”, pontuou.

Agenda